domingo, 9 de maio de 2010

DIANTE DA GRAVIDADE DA SITUAÇÃO: ATITUDE!

Realmente os problemas que afetam a Saúde em Campos são insustentáveis e exige atitude imediata.
Veja o que diz Florence, apaga a luz!

"Aqui lanço uma idéia para solução imediata, através do Cremerj, para chamar atenção dos gestores, e assim tornarmos efetivas as mudanças necessárias nesta unidade. Infelizmente, quanto mais aguardamos, piores ficam as coisas, tornando cada vez mais insustentável nossas atividades no P.U de Guarus.
Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) poderia determinar a interdição ética do exercício da profissão de médico no atendimento do Posto de Urgência de Guarus. A interdição é uma suspensão da atividade profissional médica em defesa do exercício ético da medicina e de uma saúde digna para a população.
A saúde pública em Campos passa por uma crise sem precedentes, com graves irregularidades nas unidades de atendimento médico mantidas pela Prefeitura.
Estamos constatando um agravamento das deficiências, o que compromete a saúde da população e o desempenho ético-profissional dos médicos.
Redução do número de pediatras e clínicos nos plantões; falta de leitos nos hospitais de referência de média e alta complexidades para transferência dos pacientes atendidos na unidade; emergências pediátrica e clínica sem estrutura adequada; falta de material básico como álcool, algodão, agulhas,jelcos,seringas,; UTI sem ventilador mecânico, monitore e número insuficiente de bombas de infusão, além da insatisfação total do corpo clínico, resultando inclusive em demissões.
“Desta forma, pode-se conclamar os gestores públicos de saúde municipal, estadual e federal à sua responsabilidade constitucional de garantir assistência adequada à população usuária do SUS, com a correção das irregularidades apontadas e com a urgência que a situação requer para o retorno à normalidade da prestação dos serviços médicos”.
Interdição igual ocorreu no Hospital Don Malan, em Petrolina, sob atuação do Cremep(http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/6344/saude-publica/cremepe-decreta-interdicao-etica-no-hospital-dom-malan-em-petrolina)."

Um comentário: