quinta-feira, 20 de maio de 2010

E.M. PEQUENO JORNALEIRO EM CRISE II

Defendemos históricamente a eleição direta para diretores de escola por entendermos que ninguém melhor do que a comunidade escolar (pais, alunos, professores e funcionários) para saber quem melhor corresponderá aos seus anseios.

O episódio ocorrido na E.M. Pequeno Jornaleiro é mais uma prova de que a ELEIÇÃO DIRETA PARA DIRETORES DE ESCOLA é a única maneira de evitar a insatisfação da comunidade escolar, como também que esta esteja sujeita a toda sorte de abusos, dentre eles o ASSÉDIO MORAL.

O relato dos professores da referida escola sobre o que os mesmos têm sofrido com a diretora "amiga da prefeita" é motivo de profunda indignação. Para ilustrar, vou citar algumas das situações vividas por estes profissionais:

* a diretora em questão é "doutorada em assédio moral";
* dirige a escola como "feitora de escravos";
* comete o crime de assédio moral contra professores e funcionários da escola com gestos, condutas abusivas e constrangedoras, humilhação, intimidação, ironia, difamação, ridicularização através de piadas maldosas relacionadas ao sexo,etc.
* sonega informações da Secretaria de Educação dirigidas à professores e funcionários,
* os professores portadores de deficiência visual são constrangidos com piadas de baixo calão, atos obscenos e expostos ao ridículo em público;
* põe em dúvida a sexualidade de professores, atingindo a virilidade dos mesmos;
* exige presentes dos funcionários que prestam serviço à escola;
* exige dos funcionários troca de favores por meio de "folgas", onde funcionários são designados para fazer suas unhas e cabelo, no interior da sala da direção;
* está sendo processada por ameaças com testemunhas à uma funcionária da escola (Artigo 147 do Código Penal), etc,etc,etc.

É ou não estarrecedor?

Para agravar o quadro, a Secretaria de Educação recebeu várias denúncias dos professores da escola e preferiu se omitir até que, não vendo solução decidiu pelo afastamento da referida diretora geral.

Penso que a SMEC está em débito com esta comunidade escolar e a única saída para minimizar o processo de tortura sofrido é acatar a indicação do nome escolhido por eles para assumir a direção da E.M. PEQUENO JORNALEIRO e encerrar esta história com um final feliz.

Um comentário:

  1. Professora Graciete primeiro quero te dizer que te admiro pela sua coragem,e por sua garra,precisamos de gente como você.
    È vergonhoso,ultrajante, humilhante,etc,etc,etc,os professores não podem aceitar nenhum tipo de humilhação,eles tem que se valorizar,não tem que ficar sofrendo essas barbaridades por seu diretores capachos de quem os indica,tem que acabar com isso,ELEIÇÂO DIRETA JÀ!!Professora isso não aconteceu só na referida escola, existe outras escolas e creches passando pelo mesmo problema,tem diretora que humilha o professor, assedia moralmente,e ainda fala que ela pode porque tem costas quentes,tb existe essa troca de favores com alguns,e muitas outras coisas ,que se vc achou estarrecedor os fatos cometidos por essa diretora do pequeno jornaleiro,dessa outra então é surreal,mas brevemente ela tb será denunciada.Aguarde

    ResponderExcluir