quinta-feira, 6 de maio de 2010

EDUCAÇÃO DO CAMPO

É admirável a qualidade militante na Educação Pública do Professor Marcelo Viana.
Ele que esteve à frente do projeto Educação do Campo da SMEC, desativado por iniciativa do município de Campos que promoveu o fechamento de 12 escolas rurais, não se abateu e buscou outras parcerias para dar continuidade ao importante trabalho.

Atualmente ele se dedica ao PRO JOVEM do Campo, um projeto nacional abraçado pelo governo estadual que conta com a militância de bravos educadores, dentre eles o Professor Marcelo Viana.

Não vai aqui nenhuma apologia a este ou aquele governo, entretanto um projeto de Estado para a Educação deveria ser uma realidade em todas as sua instâncias e merece ser valorizado.

Segue abaixo informações do Pro Jovem do Campo pelo Professor Marcelo Viana:


Alguns passos para a Política Nacional da Educação Básica do Campo:

Programa Dinheiro Direto nas Escola do Campo amplia os recursos de investimento em infra-estrutura e materiais para as escolas do Campo de 8.000,00 para 12.000,00 a partir da Partoria de 03 de abril de 2010 FNDE. O dinheiro pode ser utilizado na construção (70%) para construção com pagamento através de recibo para as ações de mutirão na comunidade do campo assim como na compra de materiais de acordo com aprovação da comunidade e os seus desejos.

Outro elemento que fortalece a política pública da Educação do Campo é o fato do FNDE estar disponibilizando bicicletas para os estudantes do campo. Os gestores devem acessar através do site do FNDE para o envio das bicicletas que serão patrimônio da unidade e os estudantes poderão utilizá-las ao longo do ano letivo. Depois as bicicletas passarão por avaliações para serem utilizadas nos anos seguintes. Os resposnáveis assinarão um termo de compromisso na utilização e na devolução.

Um grande avanço em alguns casos. Outro ótima novidade é o pagamento de carroças, cavalos, para áreas onde o relevo é mais íngrime.


Marcelo C. Vianna

Nenhum comentário:

Postar um comentário