quarta-feira, 12 de maio de 2010

ESCOLA NACIONAL DE QUADROS

Partido Comunista Brasileiro – PCB
Comitê Central: Rua da Lapa, 180 – Grupo 801 – Centro -. Rio de Janeiro. RJ - CEP: 20.021-180
Tel/Fax.: (21) 2262-0855 / 2509-3843



COMITÊ CENTRAL

Aos camaradas do CC e dos Comitês Regionais do PCB

A Secretaria Nacional de Formação Política do Partido Comunista Brasileiro promoverá, na última semana de julho, em local a ser confirmado (provavelmente, no Rio de Janeiro), a primeira edição do Curso Nacional de Formação da Escola de Quadros do PCB.

Para a constituição da primeira turma da Escola Nacional de Quadros do PCB, os CR’s deverão indicar de dois a três nomes de militantes dos Estados, cujo perfil deve ser o de militantes orgânicos com certa experiência no Partido, mas que necessitem aprofundar o seu conhecimento teórico. Atenção: não devem ser escolhidos camaradas recém ingressos no Partido. Para este público, estamos elaborando uma proposta de Curso Nacional Básico de Formação, com ênfase nos textos clássicos do marxismo.

Da relação apresentada pelos CR’s, a Comissão Política Nacional do CC selecionará os nomes para compor uma turma de 20 a 30 militantes que participarão do Curso e se transformarão em monitores para o desenvolvimento posterior de cursos e para fortalecer o trabalho de formação política nos estados.

O projeto do Curso Nacional de Formação da Escola de Quadros do PCB, elaborado pelo camarada Mauro Iasi, prevê que sejam ministradas aulas abordando os seguintes temas:

1) Introdução ao Pensamento de Marx;
2) A questão do método: Materialismo Dialético;
3) A Crítica da Economia Política;
4) O desenvolvimento do capitalismo no Brasil;
5) História do PCB e suas formulações estratégicas;
6) Bases teóricas das formulações estratégicas e táticas do XIV Congresso.

A princípio, os professores desta primeira turma da Escola de Quadros do PCB serão os camaradas Mauro Iasi, José Paulo Netto, Eduardo Serra e Ricardo Costa, que hoje compõem o núcleo central da Secretaria Nacional de Formação, o Núcleo da Fundação Dinarco Reis, além de ser mais econômico o seu aproveitamento, pensando na redução de custos para o deslocamento de professores ao local do curso (Rio), o que não impedirá, obviamente, a participação de outros membros da Comissão Nacional de Formação Política ou da CPN do Comitê Central, que desejem fazer parte do projeto.
Ricardo Costa –

pela Secretaria Nacional de Formação Política do PCB

Um comentário:

  1. Formar quadros para o PCB é vital.

    Temos uma excelente linha política e precisamos de quadros capacitados para levá-la ao povo sem contaminá-la com ilusões e impropriedades teóricas.

    ResponderExcluir