sábado, 31 de dezembro de 2011

Mais de 3 mil palestinos presos pelas forças de ocupação em 2011

Um relatório publicado na segunda-feira revelou que mais de 3 mil palestinos foram presos pelas forças de ocupação militar de Israel em 2011. De acordo com a agência de notícias Ma’an, Abdul Nasser Ferwaneh, um pesquisador sobre questões relacionadas a prisioneiros, afirmou que a média de prisões em 2011 foi de 276 pessoas por mês, ou cerca de nove por dia. Um total de 3.312 palestinos foram presos por autoridades israelenses em 2011, 113 dos quais haviam sido libertos nas negociações de outubro entre o Hamas e Israel.
Os detidos representam uma seção transversal da sociedade palestina, disse Ferwaneh. O número de prisões anual diminuiu, acrescentou o pesquisador, comentando que em 2007 um total de 7.612 pessoas foram presas pelas forças militares israelenses.
A associação Addameer de direitos dos presos, baseada em Ramallah, disse no início de dezembro que Israel prendeu quase o mesmo número de palestinos que havia soltado no primeiro estágio das negociações de trocas de prisioneiros. Forças israelenses prenderam quase 470 palestinos desde 18 de outubro, quando soltaram 477 prisioneiros das cadeias israelenses em troca de Gilad Shalit, soldado israelense capturado, afirmou o grupo Addamer, de Ramallah.
"Esta onda de prisões revela que a negociação por troca de prisioneiros não deteve a política israelense de prisão dos palestinos; na verdade, as prisões israelenses estão sendo recarregadas com quase o mesmo número de palestinos que foram soltos em outubro,” disse a associação de presos. Palestinos são rotineiramente presos por forças de Israel, com alguns sendo interrogados por horas e outros são detidos por meses ou anos.
Existem atualmente 283 presos administrativos que estão sendo detidos sem acusação em prisões israelenses, em uma prática começou sob o mandato britânico. Um total de 4.937 palestinos estão atualmente detidos por Israel, segundo os últimos dados recolhidos pela Addameer.
Desde 1967, Israel prendeu mais de 750.000 palestinos, incluindo mulheres e crianças, disse a Autoridade Nacional Palestina. Cerca de 40% dos homens palestinos que habitam os territórios ocupados foram presos por Israel em algum momento de suas vidas.

http://www.maki.org.il/en/political/133-news/11285-study-over-3000-palestinians-arrested-by-occupation-forces-in-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário