sábado, 31 de dezembro de 2011

Declaração do Partido Comunista Peruano (PCP) sobre os recentes acontecimentos políticos no Peru

O PCP discorda de que as fortes tensões ocorridas no seio do governo, em relação ao conflito mineiro de Cajamarca, finalmente tenham se resolvido, excluindo valiosos aliados e cedendo em desnecessárias posições frente à direita política e empresarial.
O afastamento de Salomón Lerner Gittis, Presidente do Conselho de Ministros e um dos pilares fundamentais do triunfo eleitoral do Presidente Humala, assim como de vários de seus principais colaboradores, dificulta as posições unitárias e progressistas no seio do governo, além de abrir um perigoso espaço para posições direitistas, autoritárias e repressivas que vem sendo reclamadas pela direita com o intuito de calar os protestos e fazer com que os povos aceitem, como tábula rasa, as políticas depredadoras e abusivas das transnacionais mineiras.
A composição do novo Gabinete, presidido pelo ex-ministro do Interior Oscar Valdés Dancuart, reflete uma maior presença da direita neoliberal em setores-chaves do governo, sobretudo na Economia, Energia e Minas e Trabalho. São essas as mesmas pessoas que colocam sérias dúvidas quanto ao cumprimento dos compromissos de mudança que foram anteriormente iniciados. Recuperar a confiança demanda retomar o diálogo, ao mais alto nível, com os atores sociais e políticos que respaldamos o governo e logo uma mensagem clara e precisa do Presidente da República, assinalando sua posição frente às mudanças ocorridas e, sobretudo, requer medidas concretas que demonstrem nos fatos, que o governo mantém invariáveis seus compromissos com o povo.
Esta situação complexa não nos leva, sem dúvida, a romper, como deseja a direita, o Acordo Político Eleitoral e do Governo, que assinamos junto com a esquerda e o nacionalismo. O PCP se reafirma nas linhas programáticas assinadas e sobre essa base seguiremos atuando na batalha política, ideológica e de massas, frente ao modelo liberal, conscientes de que o processo de mudanças não se dá de maneira linear, mas que está sujeito a avanços e retrocessos, marchas e contramarchas. O importante para nós é perseverar na luta e não esmorecer ante as dificuldades.
Demandamos ao governo a retomada do caminho do diálogo, da união e restabelecimento das relações de entendimento e confiança com o povo trabalhador que só busca justiça e bem-estar para todos e não para uns poucos.
Lima, dezembro de 2011
Pela Comissão Política do PCP
Roberto de la Cruz Huamán
Secretário Geral do PCP
Tradução: Maria Fernanda M. Scelza (PCB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário