sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

A VERDADE SOBRE A SAÚDE EM CAMPOS...

Edição do Jornal Folha da Manhã

Pacientes reclamam falta de médicos em Posto de Urgência

Dulcides Netto

Alessa Oliveira
Pacientes do Posto de Urgência (P.U.) da Saldanha Marinho estão revoltados com o funcionamento precário da unidade. Segundo eles, o P.U. está em carência de médicos e a população precisa se deslocar para o Hospital Ferreira Machado (HFM) ou até mesmo para o P.U. de Guarus e Hospital Geral de Guarus (HGG), situados a margem esquerda do Rio Paraíba do Sul, para serem atendidos. Não há atendimento de pediatras na unidade.

A equipe de reportagem do Jornal Folha da Manhã, acompanhou o desespero da comerciante Telma Rangel, de 46 anos, que estava com irmão passando muito mal, com fortes dores no corpo e diarréia. Funcionários negaram atendimento, alegando que somente estão recebendo casos de extrema urgência. O enfermo chegou a se jogar no chão para chamar atenção dos funcionários da unidade. Após muita insistência, uma enfermeira pediu para Telma fazer o registro para o atendimento na recepção do posto. Momentos depois, o enfermo entrou na unidade.

— Isso é um absurdo. Estou aqui a manhã inteira. Meu irmão está com ferimento na perna e veio fazer curativo. Depois, ele começou a passar mal e o P.U. está negando atendimento. Eles atendem, somente, pessoas que chegam em ambulâncias, em estados gravíssimos. Outros atendimentos eles não fazem. Estou apavorada — disse a comerciante.

O Presidente da Fundação Municipal de Saúde, Francisco de Oliveira, o Doutor Chicão, negou a denúncia e afirmou que a unidade esteve com três clínicos gerais durante todo o dia. “A denúncia não procede. Averigüei o caso e não foi constatado falta de atendimento. Os trabalhos na unidade estiveram normais durante o expediente. Em relação ao atendimento pediátrico, a unidade não faz. Somente no P.U. de Guarus, situado no bairro Jardim Carioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário