Edição do Jornal Folha da Manhã
Pacientes reclamam falta de médicos em Posto de Urgência
Dulcides Netto
Pacientes do Posto de Urgência (P.U.) da Saldanha Marinho estão revoltados com o funcionamento precário da unidade. Segundo eles, o P.U. está em carência de médicos e a população precisa se deslocar para o Hospital Ferreira Machado (HFM) ou até mesmo para o P.U. de Guarus e Hospital Geral de Guarus (HGG), situados a margem esquerda do Rio Paraíba do Sul, para serem atendidos. Não há atendimento de pediatras na unidade.
A equipe de reportagem do Jornal Folha da Manhã, acompanhou o desespero da comerciante Telma Rangel, de 46 anos, que estava com irmão passando muito mal, com fortes dores no corpo e diarréia. Funcionários negaram atendimento, alegando que somente estão recebendo casos de extrema urgência. O enfermo chegou a se jogar no chão para chamar atenção dos funcionários da unidade. Após muita insistência, uma enfermeira pediu para Telma fazer o registro para o atendimento na recepção do posto. Momentos depois, o enfermo entrou na unidade.
— Isso é um absurdo. Estou aqui a manhã inteira. Meu irmão está com ferimento na perna e veio fazer curativo. Depois, ele começou a passar mal e o P.U. está negando atendimento. Eles atendem, somente, pessoas que chegam em ambulâncias, em estados gravíssimos. Outros atendimentos eles não fazem. Estou apavorada — disse a comerciante.
O Presidente da Fundação Municipal de Saúde, Francisco de Oliveira, o Doutor Chicão, negou a denúncia e afirmou que a unidade esteve com três clínicos gerais durante todo o dia. “A denúncia não procede. Averigüei o caso e não foi constatado falta de atendimento. Os trabalhos na unidade estiveram normais durante o expediente. Em relação ao atendimento pediátrico, a unidade não faz. Somente no P.U. de Guarus, situado no bairro Jardim Carioca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário