sábado, 31 de dezembro de 2011

A esquerda revolucionária tunisiana comemora o primeiro aniversário do começo da revolução

No 17 de dezembro de 2010, um jovem tunisiano, Mohamed Bouazizi, vendedor de frutas ambulante, imola-se como ato de protesto radical ante uma situação socio-econômica e política que combinava níveis infames de desigualdade, precariedade e empobrecimento generalizado com uma sistemática e sangrenta repressão por parte dos aparatos de Estado. Com este ato, se iniciava o processo revolucionário tunisiano que conquistou, mediante massivas mobilizações e lutas populares, derrotar o ditador Ben Ali e derrubar vários governos provisórios que pretendiam dar continuidade ao regime anterior.
Nosso povo celebra o primeiro aniversário do início da nossa gloriosa revolução, por cujo cumprimento sacrificaram suas vidas numerosos militantes, regando com seu sangue os sulcos desta terra fértil, abrindo-nos o caminho da liberdade, da dignidade e da justiça. Fiéis, pois, ao sangue de nossos mártires e às aspirações do nosso povo, os partidos políticos abaixo-assinados declaramos:
1 – Nosso rechaço a qualquer tentativa de trair nossa revolução ou interromper seu desenvolvimento político e social.
2 – Nossa oposição frontal a que nossa política nacional siga sendo refém dos círculos imperialistas e reacionários.
3 – Nosso propósito de lutar contra a continuidade ou permanência dos elementos do antigo regime, sobretudo no terreno judicial, policial e informativo.
4 – Nosso repúdio a tudo que atente contra as liberdades coletivas e individuais.
Neste grande aniversário, comprometidos a continuar os esforços para completar os objetivos da revolução, chamamos nosso povo a:
1 – Defender a soberania nacional frente ao imperialismo, o sionismo e as forças reacionárias.
2 – Declarar ilegal qualquer indício de normalização das relações com o inimigo sionista, estabelecendo este princípio na nova constituição.
3 – Garantir a dignidade de todos os cidadãos assegurando seu direito a um trabalho estável, à seguridade de saúde e social.
4 – Estabelecer uma verdadeira justiça, julgar os corruptos e recuperar o capital roubado dentro e fora do país.
5 – Garantir as liberdades públicas e privadas, consagrando o princípio da cidadania e de uma autêntica igualdade entre homens e mulheres.
6 – Trabalhar pelo estabelecimento de um crescimento equilibrado baseado na justa distribuição da riqueza.
7 – Estabelecer uma constituição civil que garanta a liberdade, a justiça e a democracia social.
8 – Apoiar as lutas dos povos árabes contra os regimes ditatoriais, contra a dominação imperialista e sustentar o combate dos povos e nações oprimidos. Para tudo isso é necessário que todas as forças patrióticas, progressistas e civis combativas, tanto partidos como organizações, associações e indivíduos, se unam para afrontar os perigos da tirania que ameaça as instituições do Estado e que se opõe à realização dos objetivos da revolução.
Assinaturas:
Partido Comunista Operário da Tunísia
Movimento dos Patriotas Democráticos (Watad)
Partido do Trabalho Patriótico Democrático
Movimento do Povo
Movimento Unitário e Progressista do Povo
Movimento Baaz
http://askapena.org/?q=es/node/1770

Nenhum comentário:

Postar um comentário