domingo, 11 de dezembro de 2011

Comunistas ficam em segundo lugar em eleição na Rússia. Mas por quê?

Gennady Zyuganov, líder do Partido Comunista, denuncia fraudes nas eleições da Rússia

Gennady Zyuganov, líder do Partido Comunista, denuncia fraudes nas eleições da Rússia

A Rússia elegeu neste fim de semana sua nova Duma (a câmara baixa do parlamento) e, mais uma vez, o Rússia Unida, partido do primeiro-ministro Vladimir Putin, venceu. A oposição e entidades internacionais condenaram os resultados e acusaram o RU de promover fraudes generalizadas para se manter no poder. As acusações são embasadas tanto em acontecimentos registrados durante a votação quanto em resultados. Na Chechênia, por exemplo, 99,48% dos eleitores votaram no Rússia Unida.

A vitória do partido de Putin foi acompanhada de uma clara rejeição ao modo de governar e às práticas do Rússia Unida. O apoio ao partido, mesmo com as alegadas fraudes, caiu de 65% para cerca de 49%. Ao mesmo tempo, a rejeição ficou expressa na grande votação que teve o Partido Comunista da Rússia, que dobrou sua votação, chegou a quase 20% e se tornou a segunda maior força na Duma.

Reportagem da agência Reuters mostra que os comunistas se beneficiam do fato de ter mantido uma estrutura regional importante após o fim da Guerra Fria, mas destaca que o Partido Comunista foi visto por grandes parcelas dos eleitores como a única alternativa crível na política russa.

“Com tristeza eu lembro como eu apaixonadamente prometi ao meu avô que eu jamais votaria nos comunistas”, disse à Reuters Iulia Serpikova, de 27 anos, gerente de locações para a indústria cinematográfica. “É triste que com a cédula na mão eu tive que preencher o quadrado para ele e votar contra tudo”, disse.

A reportagem mostra também que os comunistas receberam votos até mesmo de liberais, uma vez que alguns partidos desta tendência, como o Yaboklo, não conseguiriam transpor a cláusula de barreira das eleições russas. Assim, os votos dados a eles seriam redistribuídos, beneficiando os partidos mais votados, no caso o Rússia Unida.

“Os comunistas são o único partido de verdade por aí”, disse um banqueiro ocidental em Moscou. “O Rússia Unida é uma piada, o Rússia Justa é uma piada e o Partido Liberal Democrático é um piada e muitas pessoas sabem disso. Então eles votaram nos comunistas porque entendem que é um voto real para a oposição contra o Rússia Unida.

Para entender melhor a Rússia, confira o especial que ÉPOCA publicou recentemente sobre a Rússia, 20 anos depois do fim da União Soviética:

Foto: Misha Japaridze / AP

José Antonio Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário