segunda-feira, 26 de julho de 2010

VACINAÇÃO DE CÃES E GATOS COMEÇA HOJE

FONTE:NF10

Campanha de vacinação contra a raiva começa em Campos

Animais podem ser imunizados de hoje até a próxima sexta-feira, dia 31

Foto: Reprodução

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) inicia hoje (segunda-feira, 26 de julho), a campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos no município. Na primeira semana entre os dias 26 e 31, a vacinação será feita em postos volantes na região norte da cidade, sempre das 8h às 17h. Lembrando que a vacina anti-rábica deve ser aplicada em cães e gatos com mais de 45 dias de vida. Os responsáveis devem levar os gatos em caixas de transporte ou sacolas de tecido; cachorros com coleira, no caso de cães bravos com focinheira; e, serem maior de idade.

"Nossa expectativa é vacinar cerca de 3000 animais nesta primeira semana. Uma equipe composta por supervisores, que já conhecem a área, e agentes do CCZ irá aos locais realizar a vacinação. Vale ressaltar que a raiva é uma zoonose que em 99,9% dos casos é mortal, ela é transmitida pela mordedura dos animais e está erradicada a mais de 15 anos na cidade", explicou o coordenador do Canil do CCZ, Márcio Muniz.

A doença – A raiva, também conhecida como hidrofobia, é uma doença causada por um vírus da família rhabdoviridae, gênero lyssavirus. O agente causador da raiva pode infectar qualquer animal de sangue quente, porém só irá desencadear a doença em mamíferos, como cachorros, gatos, ruminantes e primatas (como o homem). O CCZ disponibiliza o telefone 0800 2828822 para tirar quaisquer dúvidas.

Veja o calendário com os locais da primeira semana de vacinação:
Dia 26 Brejo Grande
Dia 27 Chave do Paraíso, Murundu e Palmares
Dia 28 Fazenda Colégio, Matutu e São Roque
Dia 29 Guandu, Vila de Palha e Ribeiro do Amaro
Dia 30 Posse do Meio
Dia 31 Espírito Santinho, Santa Maria e Santo Eduardo

Tags: Raiva Vacinação contra a Raiva Campanha de Vacinação contra a Raiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário