sábado, 24 de julho de 2010

AS AMEAÇAS E OS NEGÓCIOS DA CHINA

POR AMARO SÉRGIO

A China que vemos hoje está entrelaçada ao mercado dos EUA, um comércio de centenas de bilhões de dólares mais favorável à potência asiática, de modo que induzida por seu capitalismo já está pronta para alterar sua história como vítima dos vários imperialismos nos últimos 120 anos, que a invadiram e exploraram _ Japão e potências européias _ além de esvaziar o socialismo.

Ela já está amaciada para aceitar um ataque dos EUA contra a República Popular da Coréia (RPC) ?

A dúvida é crescente e algo inaceitável há dez ou vinte anos. O fato de manter símbolos comunistas na aparência mas com conteúdo capitalista na economia e na sociedade confundiu muita gente dentro e fora desse fabuloso país que é a China.

As notícias dos últimos dias onde o imperialismo dos EUA sente-se motivado para usar o que pode ser um acidente com um navio de guerra do Sul como pretexto para provocar a RPC, repete o velho hábito de disfarçar crises internas com cínicos chamados patrióticos e derramamento de sangue.

Obama mostra-se um presidente fraco para disciplinar os especuladores de Wall Street, e se refugia nesse tipo de apelação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário