quarta-feira, 21 de julho de 2010

SAÚDE: O RETRATO DO ABANDONO

O atendimento na área de SAÚDE à população do Farol de São Thomé continua precário.

Considerando que a população do Farol é de aproximadamente 25 mil habitantes, não é aceitável que o Posto de Atendimento Médico, 24h, tenha no dia de hoje, 21 de julho, apenas um médico no plantão.

Esta constatação foi feita por mim, hoje à tarde, quando me dirigi ao referido posto médico no intuito de ser atendida por estar com sinais de forte resfriado.

Diante da burocracia criada logo na chegada pude identificar que naquele momento só havia um médico no atendimento. Isto porque antes da consulta é feita uma abordadem da atendente para saber qual a queixa da pessoa para encaminhar ou não para o atendimento. Na minha avaliação isto é constrangedor e fere a dignidade dos cidadãos que precisam do atendimento médico.

Quem me conhece sabe que eu jamais me calaria diante de uma situação como esta. Falo por mim e por todos àqueles que sofrem no dia-a-dia. Uma gente totalmente desprotegida e refém do descaso no atendimento médico. O responsável por isso é o governo municipal, através do Secretário de Saúde.

Diante de tal evento manifestei minha indignação!

Afinal se a auxiliar de enfermagem avalia se o caso do paciente cabe consulta, ou não, o que o médico estaria fazendo lá?

Foi esta exatamente a pergunta que fiz a ela.

Além disso, após a consulta, perguntei ao médico quantos outros estavam no plantão, ao que ele gentilmente respondeu não haver naquele momento nenhum outro médico no plantão, esclareceu ainda que, às vezes tem dois médicos ...

Conclusão: entendi que a SAÚDE continua sendo um problema sério para a população do Farol e a população deve cobrar do poder público que honre o seu compromisso com a população residente no Farol de São Thomé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário