terça-feira, 6 de julho de 2010

E AGORA GOVERNANTES? COMO JUSTIFICAR O PÉSSIMO DESEMPENHO DAS ESCOLAS DE CAMPOS?

Diante do óbvio não há justificativas plausíveis que um governante possa apresentar na tentativa de explicar o péssimo desempenho das escolas municipais de Campos dos Goytacazes.

É lamentável a confirmação do fracasso escolar com a divulgação do resultado da avaliação do IDEB.

Esta blogueira será incansável em denunciar o descaso com a educação pública, ainda distante da sonhada qualidade que defendemos.

De quem é a responsabilidade senão de governos que não priorizam a educação pública?

Sim, porque os profissionais de educação são igualmente vítimas deste sistema insólito. Se o governo se recusa a investir o mínimo exigido, de 25%, pela lei de responsabilidade Fiscal como esperar um resultado diferente do que aponta a triste realidade?

Insisto em dizer que educação deve ser tratada como prioridade pelos governantes. A educação é ferramenta indispensável para a emancipação do homem. Uma formação adequada são as garantias para o desenvolvimento das ciências, para a melhoria das condições na área de saúde, para a construção do pensamento, etc. Talvez por isto mesmo a educação represente uma ameaça para aqueles que desenvolveram a deformação moral através da manipulação das massas e precisam da manutenção deste sistema para continuar comprando votos, trocando favores, nivelando para baixo o que deveria ser um debate qualificado.

O sentimento que tenho hoje é de repulsa por aqueles que tratam a educação com total desprezo, para o constrangimento dos professores mal remunerados, sem uma política séria de qualificação profissional, convivendo no interior das escolas com o reflexo de todas mazelas sustentadas pelo descaso dos governantes.

E agora?

Qual será a justificativa para continuar mantendo diretores de escolas indicados, para não convocar concursados, para manter a carência de profissionais dentro das unidades escolares, para não resolver as péssimas condições físicas da maioria das escolas, para o fechamento das escolas da área rural, para as turmas superlotadas, para a terceirização da assessoria pedagógica, para a terceirização da merenda escolar, para o péssimo Plano de Cargos e Salários aprovado e em vigor, para o fechamento das salas de recursos e dos laboratórios de informática, da falta de concurso público para os funcionários administrativos, etc, etc???

Não há como a SMEC continuar na fracassada tentantiva de esconder o lixo debaixo do tapete.

Que o prefeito interino Nelson Nahin tenha a necessária determinação para dar um basta nesta vergonha que é a educação em Campos. Tenho dito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário