segunda-feira, 26 de julho de 2010

O DESEMPENHO DAS ESCOLAS DE CAMPOS NO ENEM


FOLHA ON LINE

Karla Cynthia Quintanilha da Costa Peixoto (doutoranda da UENF)


O município de Campos dos Goytacazes teve uma queda no número de participantes no Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. Em 2008, 2160 estudantes concluintes do Ensino Médio participaram do exame e na última edição de 2009 foram 1745. Dentre estes participantes, 72% estavam matriculados na rede pública de ensino e os 28% restantes em escolas particulares. Os alunos são oriundos de 57 escolas do município, distribuídas nas seguintes dependências administrativas: 38 estaduais, 15 particulares, duas federais e duas municipais.


As médias totais de desempenho (objetiva e redação) dos alunos do município participantes nesta primeira edição reformulada do ENEM ficaram entre 646,92 e 430,47 numa escala que vai de 0 a 1000. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou a média nacional na faixa de 500 pontos. Dentre as escolas que tiveram alunos participantes no exame 26 alcançaram média acima da nacional, 9 abaixo da nacional e 22 escolas (18 estaduais e 4 particulares) não tiveram suas médias divulgadas por terem tido menos de 10 alunos participantes.

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Assim como nos anos anteriores, a instituição federal de ensino situada no município, com seus dois campi, ocupou o 3º e o 4º lugares no ranking, ficando entre as particulares que anualmente se destacam não só no município, mas que reproduzem uma realidade do Brasil. Ainda é evidente a diferença das médias de desempenho no ENEM de alunos participantes de uma mesma escola, mas que sejam frequentadores da modalidade ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA).


Tendo em vista que o exame é de caráter voluntário, sabemos que essas médias podem camuflar as reais condições de cada instituição de ensino, mas acreditamos que os resultados gerados podem conduzir a uma reflexão sobre a qualidade da educação nas escolas. Talvez, uma tendência emergente seja a adoção do ENEM como um instrumento de avaliação obrigatório para a certificação do Ensino Médio. Se isso ocorrer, o exame poderá retratar com mais fidedignidade a educação básica do nosso país.


Desde a sua implantação, o exame em si e a divulgação dos seus resultados auxilia na mobilização dos envolvidos na educação pela melhoria da qualidade do ensino, visto que se pode observar boas práticas que conduzem resultados mais satisfatórios.


Por enquanto, o que vemos é que os resultados do ENEM e o IDEB de 3,3 para o Ensino Médio do estado do Rio de Janeiro estão longe da qualidade do ensino que desejamos para os nossos estudantes...

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