segunda-feira, 19 de julho de 2010

EDUCAÇÃO EM XEQUE

Em menos de dez dias a educação pública volta a ocupar as manchetes dos meios de comunicação nacional devido ao baixo desempenho dos alunos da rede pública de ensino.

Primeiro foi o resultado do IDEB que denunciou as péssimas condições para a aprendizagem na educação básica em que os municípios com maiores recursos financeiros figuram dentre os piores avaliados. Campos dos Goytacazes, por exemplo, ficou em último lugar com média 3,3.

Agora é o resultado do ENEM onde o ensino médio de 97,8% das escolas estaduais apresentam notas abaixo da média, caracterizando o descaso dos governantes com a educação dos jovens em nosso país.

As escolas estaduais apresentam o pior desempenho no ENEM sinalizando que o governo tem ofertado ensino de péssima qualidade por falta de políticas públicas para superação deste quadro. Os profissionais de educação estão constantemente mobilizados para denunciar esta dramática situação.

No que tange o estado do Rio de Janeiro as autoridades do governo estão cientes disto. Não foram poucas as audiências públicas entre a comissão de educação da ALERJ, representantes da SEEDUC, Administração e representantes da categoria da educação estadual para cobrar ações do governo com vistas a superação das mazelas existentes na educação.

O Estado deve retomar o seu compromisso com a educação pública, gratuita e de qualidade que deve ser para todos. Que futuro terá esta nação se o filho do trabalhador nasce fadado ao abandono em relação a sua formação integral?

Será justo a educação integral ser tratada como uma mercadoria de luxo a qual somente uma minoria de crianças e jovens tem acesso através da rede privada?

Ah! Não me venham falar de royalties! Onde tem sido investidos estes fartos recursos se a escola pública está falida?

É necessário retomar com urgência a valorização da escola pública. Investimentos consistentes são indispensáveis. De nada adianta discurso de "educação para todos" se este não passa de um blá,blá,blá, uma mentira, uma propaganda enganosa, apenas midíatica.

Assumir o devido compromisso com a educação pública de nossos jovens é tarefa inadiável. A sociedade deve estar atenta e mobilizada para cobrar dos governantes o que lhes é devido:
EDUCAÇÃO PÚBLICA, DE QUALIDADE E GRATUITA PARA TODOS!!!
Tenho dito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário