segunda-feira, 26 de julho de 2010

CHORO NA PRAÇA DE GRAÇA

O choro sai do foyer e vai para as ruas

Projeto Choro & Cia., que acontecia no Trianon, agora será itinerante

Considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira, o choro novamente ganha espaço em Campos com a volta do Choro & Cia., promovido pela Fundação Teatro Municipal Trianon e pelo Clube do Choro de Campos. A novidade é que o projeto assumirá um caráter itinerante. As apresentações do Conjunto Regional Carinhoso levarão a genuína música brasileira a diversos pontos da cidade. Antes, o projeto era desenvolvido no foyer do Teatro Municipal Trianon, sempre com entrada franca.

A primeira parada dos chorões do Choro & Cia. será na Praça São Salvador, na próxima sexta-feira, a partir das 17h30. O fim de tarde ao som de violões e bandolins deverá trazer de volta a atmosfera de tempos remotos, já que os primeiros conjuntos de choro teriam surgido por volta de 1880, no Rio de Janeiro. Os músicos se reuniam nos subúrbios cariocas, dando um toque diferente à música importada que era consumida, a partir da metade século 19, nos salões da alta sociedade.

No repertório do Carinhoso, só feras: de Chiquinha Gonzaga e Joaquim Calado a Pixinguinha e Jacob do Bandolim. Vale lembrar que o Choro & Cia, sob a coordenação de Renato Arpoador, prossegue até o final do ano e conta ainda com a participação de convidados especiais, sempre valorizando músicos locais. Os primeiros, que estarão na praça na próxima sexta serão Magno Filho (trumpete), Amaro Santana (sax) e Dalton Freire (flauta).

Unindo música e poesia também foi mantido o intervalo poético que agora passa a se chamar Intervalo Poético Antonio Roberto Fernandes, uma homenagem ao poeta fidelense, que faleceu em 2008.

Então, na próxima sexta, o choro na praça é de graça. Aguardamos vocês!

NOTA:

Amigos,

Para quem quiser conhecer e prestigiar o trabalho do grupo, informo que o Carinhoso fará um ensaio/apresentação no MPBar, amanhã (terça), a partir das 19h. Rua Alonso Coelho da Silva, 34, esquina com Major Euclides Maciel. Flamboyant. Será um prazer recebê-los.

Informações e entrevistas: 98348833

Patrícia Bueno

Um comentário:

  1. eu sou violinista uruguia é quero ir pra Brasil pra estudar lá.
    estou tocando chorinhos
    será q lá es possivel?
    teim sistema de bolsas?
    obrigado

    ResponderExcluir