terça-feira, 6 de julho de 2010

PORQUE A EDUCAÇÃO DA REDE ESTADUAL TEVE DESTAQUE NEGATIVO NO IDEB?

Por mais que o governo estadual tente explicar o fracasso da educação na avaliação do IDEB, não há nada senão a falta de política para a educação pública da rede estadual do Rio de Janeiro que sirva para ilustrar tão bem os reais motivos disto.

Para a secretária de educação Teresa Porto, profissional da área tecnológica, bastaria distribuir laptops para professores e alunos (nada contra a tecnologia), instalar aparelhos de ar refrigerado nas escolas ( mesmo que muitas escolas não tenham instalações elétricas adequadas para isto), implantar o programa CONEXÃO PROFESSOR, onde os professores são obrigados a registrar as notas dos alunos para a SEEDUC, etc.

Entretanto a secretária Teresa Porto esqueceu de um pequeno detalhe: investir nos profissionais de educação da rede estadual.

Os professores continuam com salários próximos ao salário mínimo, ampla terceirização dos funcionários administrativos, os funcionários administrativos estatutários com PCCS congelados recebendo salários abaixo do mínimo e a SEEDUC esqueceu???

Ora secretária Teresa Porto para operar toda a parafernália tecnológica pensada para os profissionais de educação antes deveria investir no material humano, pois sem a figura dos profissionais de educação a máquina não funciona. Ou estão pensando em substituir a figura do professor por robôs???

Nem a nova escola foi incorporada integralmente!

Sem falar que os únicos funcionários públicos que ficaram de fora do último reajuste salarial destinado as demais categorias foram os professores e os funcionários administrativos.

Não adianta mascarar o descaso com que tem tratado a educação estadual sob a alegação de que a culpa do resultado péssimo dos alunos no IDEB foi determinado pela promoção automática. Só para lembrar, a promoção automática foi um problema para a Costin, secretaria municipal de educação do Rio de Janeiro, não para a rede estadual na qual isto não é uma realidade.

EDUCAÇÃO EXIGE RESPEITO E COMPROMISSO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário