quinta-feira, 15 de julho de 2010

CÂMERA INDISCRETA NO LICEU DE HUMANIDADES DE CAMPOS

Ganhou repercussão nacional a denúncia de uma aluna e sua família de que no Liceu de Humanidade de Campos há câmeras instaladas por toda a escola inclusive nos banheiros.

Para desvelar esta questão é importante dizer que a situação de violência nas escolas é algo crescente deixando em estado de vulnerabilidade tanto alunos quanto professores. A violência que chega à escola é, na maioria das vezes, um reflexo das mazelas sociais, da desestruturação familiar e ausência de políticas públicas para a educação.

Ora, o resultado do IDEB não deixa margem de dúvidas de que o Estado tem se eximido do seu papel. No meu tempo de estudante no IEPAM, lembro-me bem do papel importante do inspetor de alunos. Sempre foram estes profissionais que monitoravam os alunos mais afoitos e adotavam os procedimentos necessários à manutenção da disciplina no âmbito do espaço escolar. Inclusive davam suporte ao professor quando este se deparava com a indisciplina dentro da sala de aula.

Quem da minha época de IEPAM não se lembra das presenças marcantes de Dona Romélia, Dona Ilma,Lenalda, Teresa, Srº.Amilar , Srº.João, etc ? Estes e outros percorriam os corredores, o pátio, e tinha também inspetores responsáveis pela disciplina nos banheiros. Neste mesmo período, era assim também no Liceu.

Hoje a figura do inspetor de alunos é quase inexistente porque a SEEDUC , nos últimos anos, tem adotado uma política de acabar com a presença dos funcionários administrativos no interior das escolas. Concursos públicos para atender este setor já não são realizados há muitos anos. Os poucos estatutários que ainda trabalham na rede estão próximos da aposentadoria sobrecarregados de trabalho e sendo substituídos precariamente por funcionários terceirizados em número insuficiente.

E aí está o resultado desta falta de sensibilidade da SEEDUC. Os diretores de escolas no afã de preencher esta lacuna buscam na instalação de câmeras a tentativa de obter um controle mínimo no cotidiano da escola e hoje experimentam o dissabor da exposição do Liceu a nível nacional.

Qualquer acontecimento dentro do espaço escolar é a escola e quem responde por ela os primeiros a serem imediatamente responsabilizados. Cabe ao gestor garantir além da aprendizagem aos alunos a sua integridade física e segurança. Como dá conta disso sem material humano suficiente para acompanhar estes alunos?

A educação não se faz "com cuspe e giz", com climatização, com conexão professor, com distribuição de laptops à custa dos salários rebaixados dos professores, distante de políticas relevantes que garantam qualidade para o corpo docente e discente . Nem tão somente com professores e diretores de escola. São igualmente indispensáveis as presenças dos INSPETORES DE ALUNOS, MERENDEIRAS, COORDENADORES DE TURNO, AUXILIARES DE SERVIÇOS GERAIS, VIGIAS, ASSISTENTES SOCIAIS E PSICÓLOGOS concursados para ocupar os postos de trabalho.

Não concordo com a instalação de câmeras, penso que elas devem ser retiradas, entretanto, NENHUM dos profissionais de educação do LICEU DE HUMANIDADE DE CAMPOS devem ser criminalizados mas, cabe sim à sociedade se mobilizar para exigir do estado e da SEEDUC que cumpram o seu papel.

Um comentário:

  1. Sábias palavras...

    Então:

    Precisamos reivindicar!

    Precisamos no unir!

    Precisamos nos respeitar!

    Precisamos saber votar!

    Vergonhoso como todos os superiores dessa diretora estão lavando as mãos.

    ResponderExcluir