sábado, 3 de abril de 2010

O PCB TERÁ CANDIDATO PRÓPRIO A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

A Tribuna (Jornal de circulação em Niterói) Quinta Feira, 25 de março de 201

Antônio Figueiredo

O Partido Comunista Brasileiro anunciará hoje no programa da legenda em rede de TV (20:30h.) e Rádio (20h.), que terá candidatura própria a presidência da República em 3 de Outubro. Em resolução do Comitê Central postada no site do antigo Partidão os comunistas que coincidentemente estarão comemorando 88 anos de existência do PCB nesta quinta feira, informam que apresentarão nas “eleições presidências desse ano identidade própria, sem prejuízo de coligações, no campo da oposição de esquerda em algumas eleições estaduais”. O pré-candidato também já foi escolhido. Trata-se do ex-dirigente do sindicato dos bancários, Ivan Pinheiro, atual secretário geral da sigla.

Na resolução do comitê central o PCB, que em 2006 integrou juntamente com o PSOL e o PSTU a “Frente de Esquerda”, atira contra os ex-aliados “a coligação eleitoral (...) dissolveu, na prática, dois meses antes das eleições (2006). Suas únicas reuniões, até junho de 2006, tiveram como pauta exclusiva os acordos em torno das candidaturas”, relata o texto do comitê central. Na visão da direção do Partido, a campanha presidencial passada não teve programa, “abrindo espaço para a então candidata da coligação expor suas opiniões pessoais, que, em muitos casos, não correspondiam nem as de seu próprio partido.”

Os comunistas dizem que, até agora, não houve interesse dos ex-aliados na reedição de uma coligação já que a ex-senadora Heloisa Helena (PSOL) desistiu da disputa presidencial para concorrer ao Senado por Alagoas, por exemplo. Para a sigla, é preciso “manter com os partidos, organizações e movimentos classistas que, como nós (do PCB), vêem a ruptura do capitalismo como única possibilidade de transição para o socialismo, uma relação independente, baseada em consensos programáticos e na ação unitária no movimento de massas, o que não significa necessariamente estarmos juntos nas mesmas entidades, organizações e coligações.”

No XIV Congresso do PCB, em outubro de 2009, no Rio de Janeiro, Ivan, de 64 anos foi reeleito para o comitê central do PCB, que o reconduziu à secretário geral da legenda. Ele iniciou na atividade política ainda na adolescência no Colégio Pedro II, onde estudou entre 1957 e 1963. Ivan Pinheiro foi diretor do Grêmio Estudantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário