segunda-feira, 12 de abril de 2010

REFLEXÕES ACERCA DA CATÁSTROFE QUE SE ABATEU SOBRE NITERÓI

Tenho recebido e publicado variados textos sobre a catástrofe que se abateu sobre Niterói, sem acrescentar nenhum comentário por considerar que os mesmos são completos em si mesmos, irretocáveis.

Entretanto, nesta manhã, gostaria de socializar minha reflexão sobre o tema.

Primeiro que, fico estarrecida diante da tela da TV com aquelas imagens dramáticas do soterramento de vidas de famílias inteiras engolidas pelo lixo onde estavam fincadas suas casas. As histórias de cada um, a dor das perdas vivenciada por aquelas pessoas, o não ter para onde ir. Enfim, o desenho é de um quadro terrível, cuja autoria tem nome e endereço.

É verdade que a essa altura buscar culpados não resolve o problema, não resgata as vidas marcadas, tanto dos que se foram quanto dos que ficaram. Mas, o momento merece um reflexão honesta. Não sei se este ou aquele governo foi mais ou menos negligente. Uma coisa é certa, a vida tem sido cotidianamente banalizada por um sistema repleto de desigualdades, onde o homem não tem valor.

Ao sistema a que me refiro, o capitalista, só interessa a exploração da força de trabalho. As condições em que vive a força motriz desse país não conta. Não há compromisso deste ou daquele governante em proporcionar dignidade ao ser humano, com garantias de atendimento pleno à educação, à saúde, moradia, transporte,etc.

O que aconteceu em Niterói reflete os requintes de crueldade deste sistema onde o ser humano é tratado como lixo depositado sobre um grande lixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário