domingo, 18 de abril de 2010

CONFERÊNCIA MUNDIAL DOS POVOS SOBRE O CÂMBIO CLIMÁTICO E OS DIREITOS DA MÃE TERRA

Cochabamba, Bolívia 19 a 22 de abril de 2010

· Considerando que o câmbio climático representa uma real ameaça para a existência da humanidade, dos seres vivos e de nossa Mãe Terra.

· Considerando o grave perigo que existe para as ilhas, regiões costeiras, geleiras, montanhas, polos, fontes de água, e para as populações afetadas por desastres naturais crescentes e para os ecossistemas em geral.

· Evidenciando que os mais afetados pelo câmbio climático serão os mais pobres do planeta que verão destruídos seus lares, suas fontes de sobrevivência e que estão sendo obrigados a migrar e procurar refúgio.

· Confirmando que 75% das emissões históricas de gases de efeito estufa originam-se nos países do norte, irracionalmente industrializados.

· Constatando que o câmbio climático é produto do sistema capitalista;

· Lamentando o fracasso da Conferência de Copenhagen por responsabilidade dos países chamados “desenvolvidos” que não querem reconhecer a dívida climática que têm com os países em vias de desenvolvimento e com as futuras gerações.

· Afirmando que para garantir plenamente o cumprimento dos direitos humanos no século XXI é necessário reconhecer e respeitar os direitos da Mãe Terra;

· Reafirmando a necessidade de lutar por justiça climática.

· Reconhecendo a necessidade de assumir ações urgentes para evitar maiores danos e sofrimento à humanidade, à Mãe Terra e reestabelecer a harmonia com a natureza.

· Seguros de que os povos do mundo, guiados por princípios de solidariedade, justiça e respeito pela vida, serão capazes de salvar à humanidade.

· Celebrando o dia internacional da Mãe Terra.



O Presidente Evo Morales afirmou que é necessário que o mundo debata sobre o grave perigo que representa a contaminação do ambiente e a emissão de gases que põem em risco populações inteiras. Do evento participarão governantes, cientistas, representantes dos movimentos sociais e organizações dos povos indígenas para analisar propostas em defesa da vida e sobrevivência do planeta. 11.500 pessoas inscreveram-se para participar do evento.


A Casa da América Latina participará com o seguinte trabalho “As Questões Centrais da Problemática Ambiental” com apresentação de nosso associado Luiz Carlos F. Santos.

A Conferência Mundial dos Povos sobre o Câmbio Climático e os Direitos da Mãe Terra tem por objetivos:

1. Analisar as causas estruturais e sistêmicas que provocam o câmbio climático e propor medidas de fundo que possibilitem o bem-estar de toda a humanidade, em harmonia com a natureza.
2. Discutir e acordar um projeto de Declaração Universal dos Direitos da Mãe Terra.
3. Acordar as propostas de novos compromissos para o Protocolo de Kioto, e para projetos de Decisões da Convenção Marco das Nações Unidas sobre Câmbio Climático que guiarão as ações dos governos comprometidos com a vida, nas negociações de câmbio climático, em todos os cenários das Nações Unidas, referentes a:

· Dívida Climática,

· Migrantes – refugiados do Câmbio Climático,

· Redução de emissões,

· Adaptação,

· Transferência de tecnologia,

· Financiamento,

· Bosques e Câmbio Climático,

· Visão compartilhada,

· Povos indígenas, e

· Outros.

4. Trabalhar na organização do Referendum Mundial dos povos sobre Câmbio Climático.
5. Analisar e definir um plano de ação para avançar na constituição de um Tribunal de Justiça Climática.
6. Definir as estratégias de ação e mobilização em defesa da vida frente ao Câmbio Climático e pelos Direitos da Mãe Terra.

Para maior informação visitar a página www.cmpcc.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário