quinta-feira, 22 de abril de 2010

ENQUANTO O CARNAVAL ESTÁ "POCANDO" EM CAMPOS...

O BLOG DIGNIDADE CUMPRE BRILHANTE PAPEL AO DENUNCIAR O ABANDONO DE SANTA MARIA DE CAMPOS POR PARTE DO PODER PÚBLICO, INAUGURANDO UM NOVO BLOG AQUI VOCÊ TEM VOZ! COM O OBJETIVO DE SER UM VEÍCULO VOLTADO PARA QUE O POVO CAMPISTA FALE DAS SUAS MAZELAS.
AFINAL, VERDADEIROS CIDADÃOS NÃO DESCANSAM NEM EM DIA DE LAZER COM A FAMÍLIA, ENQUANTO ISSO O PODER PÚBLICO "RUFA" OS TAMBORES NA AVENIDA COMO SE TUDO ESTIVESSE MUITO BEM.
COM A PALAVRA DIGNIDADE...

Moradores perguntam
_ O poder público conhece Santa Maria? Santa Maria não é só a Praça Principal.



Como já anunciado nesse blog, na semana passada eu e minha família estávamos no distrito de Santa Maria, onde pudemos constatar a situação em que se encontra o local e também ouvir as denúncias e indignações da população.
A localidade possui uma antiga estação ferroviária, que está completamente abandonada, contando com a desvalorização da história local. Nos arredores da estação encontramos esgoto à céu aberto, acúmulo de lixo, consequentemente a proliferação de mosquitos.


À exemplo do descaso, podemos começar a citar o bairro Caldeirão, maior bairro do distrito de Santa Maria, onde os moradores convivem há mais de 1 ano com um buraco na Rua Plutão, nas proximidades da Igreja Assembléia de Deus, próximo também ao Açougue e Bar Caldeirense. O odor é insuportável, um comércio inclusive fechou as portas em função do grande número de ratos que invadiam o local, já que do outro lado da rua há a tampa quebrada de um bueiro por onde saem os ratos que invadem as casas.
Nos dias de chuva transbordam em função da não limpeza e manutenção da rede de esgoto.
Na mesma rua existe também um valão, onde a calçada está caindo dentro do valão junto com um pedaço da rua. Não há limpeza e manutenção deste valão por parte do poder público, causando grandes transtornos aos moradores daquele local.


Já na Rua Pálace existe uma ponte sobre o Córrego Seco que ao invés de ser uma solução para via de acesso, tornou-se um grande transtorno para os moradores da parte baixa da referida rua, já que a ponte está acima do nível da rua, represando a água da chuva, invadindo as casas dos moradores, pois na rua não há bueiros para o escoamento da água para o Córrego Seco. Em uma das vezes em que choveu, uma parte da rua, na parte mais baixa ligada à ponte, foi levada pelas águas, onde uma grande cratera se formou. A solução dada pelo governo foi jogar entulhos para aterrar uma parte da cratera, onde o outro lado não foi aterrado porque os moradores não aceitaram em função de ser a única forma de escoamento da chuva para o córrego. Esse problema pode afetar a localidade de Espírito Santinho, já que a rede de fornecimento de água desta localidade está exposta em função dessa cratera. Os moradores também questionam a falta de limpeza e drenagem no córrego, cabendo aos moradores a função de limpar parte do córrego. Casas ao lado do córrego e em frente ao buraco estão com a estrutura comprometida em função do problema.
Segundo moradores, agentes da PMCG estiveram várias vezes no local, mas até o momento nenhuma solução foi dada ao problema.
Outro problema denunciado por moradores está localizado na Travessa Meteoro com Beira Linha, no qual moradores precisaram construir barreiras de contenção na entrada para que as águas não invadam suas residências. Em dias de chuva a rua recebe grande fluxo de água das ruas da parte mais alta, uma vez que existem dois bueiros com pequenas manilhas entupidas por falta de limpeza, represando toda água na parte baixa da Travessa com Beira Linha, invadindo as casas dos moradores. Os moradores dizem que só existe manilhamento na metade da rua.
A Praça Principal, muito utilizada na época das campanhas eleitorais, encontra-se também abandonada, as calçadas viraram armadilhas para a população, onde as vítimas principais estão sendo os idosos. O local recebe grande fluxo de pessoas devido às poucas opções de lazer da população nos finais de semana, merecendo atenção do poder público também fora da época das campanhas.
Este blogueiro, ao perguntar se os problemas haviam sido encaminhados à supervisora regional (sub-prefeita da localidade), Erly Monteiro, os moradores responderam que a mesma disse ter encaminhado ofícios aos órgãos competentes, mas no entanto, até agora...

Apenas um questionamento:

Para que serve os supervisores regionais que a PMCG nomeia para serem os “sub-prefeitos” nos bairros e distritos de Campos, se eles sequer conseguem junto aos seus chefes diretos que um simples buraco seja tapado?

Para finalizar deixo o desabafo de um morador indignado com o abandono do Distrito de Santa Maria de Campos por parte do poder público municipal:

“Obras só na reta das eleições para adoçar a boca do povo. Após as eleições a sensação é de abandono total.” (Marcos A. C. da Silva, morador da localidade).

Acesse aqui as imagens que comprovam a situação de abandono em que se encontra o distrito de Santa Maria de Campos, em um novo espaço que o Blog disponibiliza aos cidadãos para registrarem suas denúncias e reclamações (blog Aqui Você tem voz!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário