sábado, 5 de junho de 2010

VIVA O CENTRALISMO DEMOCRÁTICO!!!

Um dos príncipios do Partido Comunista Brasileiro é o da UNIDADE. Isto significa dizer que a unidade é mantida tanto no campo ideológico como na ação, numa mesma escala de valor.

Nada se revela mais democrático do que esta prática já que, o debate ocorre em todas as instâncias do partido, onde cada militante expressa livremente o seu pensamento, entretanto, prevalece a decisão da maioria em relação ao que foi discutido. Aí entra o centralismo democrático, onde a minoria acata de modo consciente e disciplinado as posições aprovadas pela maioria.

Esta prática do PCB serve para fortalecer as bases do partido que pensam e agem coletivamente.

Ocorre que, nos demais partidos isto não acontece já que, a maioria destes são partidos que admitem várias tendências, onde cada qual representa uma determinada corrente de pensamento e, internamente, vivem uma constante e acirrada disputa.

Estas divisões dentro de um mesmo partido político, com aquiescência da demoracia burguesa, tem servido mais para comprometer a credibilidade destes do qualquer outra coisa.

Portanto no centralismo democrático , pautado num amplo debate, há coerência entre linha ideológica e ação sendo por este motivo valorizado e respeitado pelos comunistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário