quinta-feira, 10 de junho de 2010

VERGONHA!!! TRABALHADORES DA USINA SAPUCAIA ESTÃO COM SEUS SALÁRIOS ATRASADOS

Trabalhadores da Usina Sapucaia fazem greve por descumprimento de acordo salarial

Trabalhadores da Usina Sapucaia iniciaram, na manhã desta quarta-feira, uma greve, sob alegação do não cumprimento do acordo salarial, firmado recentemente entre o sindicato dos trabalhadores rurais e o sindicato patronal, no Ministério Público. O presidente da Comissão de Defesa dos trabalhadores na Câmara, vereador Albertinho (PP), esteve no local acompanhado de dois advogados, na tentativa de negociação, mas não obteve resultado.

De acordo com líderes do movimento, no dia 20 de maio deste ano, representantes da Usina e do sindicato dos trabalhadores, firmaram no MP, um acordo onde ficou definido o pagamento, em parcelas semanais, da quantia referente a cinco meses de trabalho atrasado, acordo este que não estaria sendo cumprido. Além do descumprimento da determinação de pagamento, os grevistas alegam também novos atrasos salariais.

Segundo o vereador Albertinho, a Comissão tentou falar com a direção da usina, mas não foi recebida. Ele afirma que, como presidente da Comissão, vai intimar o estabelecimento para o comparecimento, em até 24 horas, na Câmara Municipal, para esclarecimentos sobre o descumprimento do acordo. Caso os responsáveis não compareçam ao Legislativo, uma nova denúncia será levada ao MP.

“Fomos surpreendidos ao chegar aqui e ver o grande número de problemas que os trabalhadores enfrentam. Não tínhamos conhecimento dos atrasos salariais e nem das demais pendências, principalmente a ausência da contribuição previdenciária, descontada dos trabalhadores e não repassada para o INSS. Através do regimento da Comissão, cabe a mim intimá-los e caso o comparecimento não ocorra, tomar as medidas cabíveis”, disse o vereador.


Publicada em 09 de junho de 2010 · 19:49
Sem receber salários, trabalhadores de Sapucaia param mais uma vez
Douglas Marques/Ururau

Trabalhadores da lavoura e da indústria Usina Sapucaia paralisaram suas atividades nesta quarta-feira (09/06). Eles alegam que o acordo firmado em 20 de maio deste ano, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais não está sendo cumprido. O acordo feito entre os representantes dos trabalhadores na lavoura, indústria e o diretor financeiro da Usina, Rogério de Carvalho, previa que a partir do dia 26 de maio, a cada semana seria pago além da semana trabalhada, um mês, dos quatro atrasados. Segundo os trabalhadores, o acordo dó foi cumprido na primeira semana.

Muitos trabalhadores também foram a porta da Usina reivindicar outros direitos trabalhistas, alguns foram demitidos há dois anos e não receberam Fundo de Garantia. Os trabalhadores também alegam que o INSS é recolhido do salário, mas a Previdência não está sendo paga pela usina.

Janilson Almeida Tavares, 54 anos afirma ter sido demitido há dois anos e até hoje não recebeu o FGTS. “Já fui demitido desde 2008, venho aqui e eles falam pra voltar na outra semana, depois na outra e nunca resolvem”, afirmou o Janilson.

Com os salários atrasados, os trabalhadores que já tem uma remuneração muito pequena estão passando dificuldades. Rosemare Alves Leopoldina, 42 anos, diz que já não consegue arcar com as despesas. “Aqui na venda ninguém quer mais vender fiado pra a gente não, não sabe quando vai receber”, afirma a lavradora, que tem três filhos pequenos. “As crianças precisam comer, tomar remédio, a gente está passando falta de tudo, eu estou desesperada”, diz Rosemare.

Na casa do lavrador Francisco Silva, 40 anos, a mãe dele, uma aposenta de 70 anos é quem está mantendo a família, composta por ele, a esposa e seis filhos menores.

INTIMAÇÃO
Presidente da Comissão de Defesa do Trabalhador da Câmara Municipal de Campos, o vereador Albertinho foi até a usina tentar conversar com a direção, mas não foi recebido. A Comissão emitiu uma intimação para a direção da usina, que tem 24h para enviar um representante a Câmara para explicar a situação. Segundo a assessoria jurídica do vereador, caso o representante não se apresente, a usina poderá responder por crime de desobediência.

Dois representantes dos trabalhadores foram recebidos pela direção financeira da usina, que se comprometeu a pagar um dos meses atrasados na próxima sexta-feira. Até lá, os trabalhadores não retornarão ao trabalho.

Um comentário:

  1. E UMA VERGONHA ESSE GRUPO TEM MUITO DINHEIRO E FICA COM SAFADESA SO PENSA NELES SEN\MPRE FOI ASSIM DESDE QUANDO O PATRIARCA DA FAMILIA ERA VIVO UM EXPLORADOR QUE TRATAVA OS TRABALHADORES COMO ESCRAVOS.

    ResponderExcluir