quarta-feira, 9 de junho de 2010

O CAPITALISMO É RESPONSÁVEL PELA DETERIORAÇÃO AMBIENTAL

Orfilio Peláez

O capitalismo não pode regulamentar, e muito menos resolver a crise mundial desatada por ele, em particular a ecológica, porque fazê-lo requer pôr limites à acumulação de riquezas e essa opção é inaceitável para um sistema, cuja divisa é crescer ou morrer.

Assim o manifestou o presidente da Academia das Ciências de Cuba, doutor Ismael Clark, em conferência magistral na cerimônia de abertura do 2º Colóquio Internacional José Martí: Por uma cultura da natureza, efetuada na Aula Magna da Universidade de Havana, e à qual assistiu o membro do Bureau Político e ministro da Cultura, Abel Prieto Jiménez.

Clark disse que com a expansão da revolução industrial e a crescente demanda de energia, o meio natural virou um componente mais da riqueza econômica para o desenvolvimento do capitalismo. Isso conduziu a uma marcada deterioração ambiental caracterizada pelo desflorestamento indiscriminado, a poluição, e a perda da biodiversidade, na opinião dos peritos, a mais terrível sequela devido a sua magnitude e irreversibilidade, sentenciou.

Lembrou que na sua época, Martí alertava sobre os perigos que poderia causar a injustificável agressão humana à natureza, quando expressou: “Comarca sem árvores, é pobre, cidade sem árvores, é malsã, terreno sem árvores, chama a pouca chuva”.

O também presidente do Comitê Científico do 2º Colóquio indicou que hoje a ética científica afronta o desafio de buscar enfoques conforme as necessidades básicas, mas por sua vez, que engrandeçam o bem-estar e a condição humana.

Durante o ato também discursaram o doutor Armando Hart Dávalos, presidente do Comitê Organizador do evento; o diretor do Escritório Regional da Cultura para a América Latina e o Caribe e representante da Unesco em Cuba, Herman Van Hoff;o reitor da Universidade de Havana, Gustavo Cobreiro e o coordenador executivo deste Colóquio, Gustavo Robreño.

Também marcaram presença delegados e personalidades convidadas ao fórum, familiares dos Cinco Heróis e membros do corpo diplomático credenciado em nosso país.



Nenhum comentário:

Postar um comentário