sábado, 4 de dezembro de 2010

A DEMOCRACIA BURGUESA E SUAS CONTRADIÇÕES

A democracia burguesa é repleta de contradições entretanto, dentre tantas uma me chamou atenção esta semana.

Refiro-me aos papéis que deveriam ser cumpridos pelos três poderes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Este tema, se aprofundado, poderia ser objeto de uma tese no entanto, vou me ater a superficialidade de uma observação rápida de conjuntura próxima.

Em Campos dos Goytacazes temos hoje uma Câmara de Vereadores composta por 17 vereadores e tem sido comum que esta esteja atrelada ao Poder Executivo naquilo que eles consideram "maioria da base aliada do governo". Se bem que, atualmente o que representa situação e oposição dentro da Câmara se confundem com o jogo de interesses entre o Prefeito e Vereadores ao ponto de, Projetos de Lei enviados pelo Executivo serem votados e aprovados pelos vereadores sem ao menos serem lidos.

Exemplo disso foi o projeto com prposta de aumento do vale alimentação dos funcionários públicos municipais onde um parágrafo prejudiciava os direitos daqueles que têm duas matrículas e este foi aprovado por unanimidade em nome do "pacto de governabilidade" entre o Prefeito e a Câmara.

As implicações deste "pacto" está no fato da Câmara abrir mão do cumprimento de suas atribuições que são de fiscalizar o executivo ao invés de estar em coluio com este. Os questionamentos por parte daqueles que deveriam evocar para si o papel de oposição é pífio diante dos arroubos cometidos pelo executivo. O clima "afável" entre executivo e legislativo beira a omissão e a conivência.

E quem perde com isso é o POVO. Isso não é nenhuma novidade já que, a democracia burguesa está comprometida com a classe dominante e seus interesses em detrimento do povo e suas necessidades.

O povo elege Prefeito e Vereadores e só. No intricado jogo do governo ELE está sempre de FORA, esquecido e abandonado em suas expectativas e necessidades. O POVO só será lembrado na próxima eleição ( e bota próxima nisso!) para o famoso tapinha nas costas e mil promessas que jamais se cumprem.

Por isso, defendo o PODER POPULAR onde a DEMOCRACIA é protagonizada pelo POVO ao contrário da democracia burguesa onde manda única e exclusivamente os interesses dos eleitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário