terça-feira, 2 de março de 2010

VOTAÇÃO DA EMENDA DE IBSEN SERÁ ANTECIPADA

O Globo revela que votação da emenda Ibsen pode ser antecipada

A votação da emenda dos deputados Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Humberto Souza (PPS-MG), que redistribui os royalties do petróleo, e que iria à votação no dia 10 de março, está sendo antecipada para esta quarta-feira. Veja a matéria que o Globo On-line publicou agora há pouco.

BRASÍLIA – O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse nesta segunda-feira que quer concluir nessa semana todas as votações relativas ao pré-sal. Mesmo com o risco de o governo sofrer novas derrotas nas votações, Vaccarezza pretende antecipar para quarta-feira a votação do projeto que trata dos royalties, prevista apenas o próximo dia 10.
A ideia é votar o projeto que trata da capitalização da Petrobras e, na quarta-feira à noite, a emenda apresentada pelos deputados Ibsen Pinehiro e Humberto Souto (PPS-MG) que redistribui os royalties e prejudica o Rio de Janeiro. O governo sabe que deve perder a votação da questão dos royalties, suspensa desde o final de 2009.
Na verdade, o projeto que trata do regime de partilha na exploração do pré-sal foi aprovado no final do ano passado, faltando essa emenda – o ponto mais importante. Vaccarezza disse que se empenhará para que a emenda seja derrubada, mas reconheceu que ela deve ser aprovada.
- Prevejo dificuldades (na votação do FGTS e dos royalties). Mas acho que essa emenda dos royalties não é constitucional e não ajuda o país – disse Vaccarezza.
Vaccarezza também admitiu que terá muitas dificuldades para tentar impedir a aprovação de uma emenda que permite o uso do FGTS pelos trabalhadores para comprar ações da Petrobras, na votação do projeto da capitalização da empresa. A capitalização se dará pela cessão onerosa de 5 bilhões de barris.
O líder do governo disse que, depois da derrota do governo na semana passada, quando foi aprovada emenda que destina parte dos recursos do Fundo Social do pré-sal para recuperar perdas dos aposentados, ele concluiu que o melhor é agilizar a votação do pré-sal. Ele ainda reiterou que o presidente Lula poderá vetar propostas indesejadas, caso o Senado não altere os textos.
-Haverá em torno de cem votações em todo o pré-sal e, se perdermos, em duas ou três votações, não podemos dizer que a base não nos acompanhou. Até agora o governo só perdeu uma – disse Vaccarezza.
A estratégia é encerrar rapidamente a votação do pré-sal, evitando que a pauta da Câmara fique trancada por medidas provisórias, como vai ocorrer depois do dia 12. O governo avalia ainda que, em temas polêmicos, não há possibilidade de acordo.
O líder do DEM na Câmara, deputado Paulo Bornhausen (SC), já reiterou que a oposição vai tentar aprovar destaques permitindo o uso do FGTS para a compra de ações da Petrobras.
- Essa vai ser outra divisão no plenário: quem está a favor ou contra o trabalhador -tem dito Paulo Bornhausen.

Um comentário:

  1. Isso não pode fica calado, temos que nos mover contra esse roubo de nossos direitos.
    Eu aconselho uma petição pública online contra essa emenda ridícula de um senador eunuco de raciocínio social e que no mínimo, é invejoso e olho graned

    ResponderExcluir