sábado, 20 de março de 2010

ÔNIBUS PODEM PARAR EM CAMPOS?

2010/03/19

DO BLOG GERAL

Deve vir por aí mais uma baita dor de cabeça para a prefeita de Campos dos Goytacazes (RJ), Rosângela Matheus, ou Rosinha Garotinho. Segundo informações de uma fonte "quente" para o blog, está em curso um movimento entre os trabalhadores do transporte público por reajuste salarial. A questão é a seguinte: para a concessão do aumento para a categoria, o preço da passagem urbana em Campos teria que subir do valor atual de 1 real e 60 centavos (...) para 2 reais e 20 centavos!

CONSIDERAÇÕES DESTA BLOGUEIRA...

Definitivamente não dá para entender! A luta dos motoristas e cobradores de ônibus por melhores salários é mais do que justa e merece o apoio de todos. Mas, o descaso dos detentores de concessão(???) de linhas para o transporte coletivo é um abuso.

Para começo de conversa, a maioria dos empresários do setor de transportes coletivos sempre foram indiferentes ao serviço de qualidade que deveriam oferecer à população. Haja vista o sucateamento da frota de ônibus em Campos. A preocupação deles ficou centrada no aumento de tarifas cobradas aos usuários sem nenhuma contrapartida de investimentos e descolados do compromisso de oferecer condições dignas de trabalho aos seus funcionários.

Quando eles, os empresários, querem aumentar o preço da passagem, usam os seus os motoristas e cobradores como escudo para suas reais intenções.

Será que nem a contrapartida polpuda da passagem de um real do governo Rosinha Garotinho tem servido para abrandar a ganância destes empresários?


Até agora, em menos de um ano da passagem de 1 real, 11 milhôes ou mais foram repassados para as empresas de ônibus. Neste mesmo período os investimentos realizados no setor continuam aquém das necessidades de atendimento digno aos usuários. Ao que tudo indica, a pressão pelo aumento das passagens está associada ao desejo destes empresários em morder um fatia maior da verba indenizatória dos royaties de Campos.


O que a população precisa é se mobilizar para cobrar, da Prefeita Rosinha Garotinho ,a criação de uma empresa municipal de transportes coletivos , com frota novinha para atender com qualidade aos usuários. E, ainda criar a oferta de trabalho estável para motoristas e cobradores. A própria empresa geraria os recursos para a sua sustentação e colocaria fim a qualquer intenção de desvio de verba pública para a iniciativa privada, sem nenhuma garantia de bons serviços.

Além disso, não deve haver dúvida que, as mesmas empresas que hoje circulam com ônibus caindo aos pedaços, daria o seu jeito para melhorar os seus serviços e desta forma ganhar o usuário. Sem nenhuma apologia, mais não é assim que funciona na lei de mercado?

Tenho dito!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário