segunda-feira, 15 de março de 2010

CONCURSADOS DE 2008

DO BLOG DIGNIDADE...


Concursados de 2008, escolas fechadas, bolsas de estudo entre outros assuntos referentes à educação em Campos


No dia 25/02 foi realizado o Ato público em frente à SMEC em defesa da convocação dos concursados de 2008 e a prorrogação do prazo de validade do concurso por mais dois anos. Uma comissão composta por membros do SEPE e concursados, foi recebida por representantes do governo municipal, composto pela secretária Joilza Rangel, por sua assessora Gisele e pelo secretário de governo Edson Batista, neste encontro vários pontos foram debatidos:
- prorrogação do concurso por mais dois anos
- convocação dos concursados
- fechamento de escolas e construções de novas unidades escolares
- fundeb


Prorrogação do concurso:

Os representantes do governo municipal disseram não haver nenhum problema em atender a reivindicação dos professores concursados, um ofício seria encaminhado para a secretaria de administração, para que as medidas fossem tomadas, para que a prorrogação fosse concretizada.


Convocação dos concursados:

O governo alega que, primeiramente terão que remanejar os “professores excedentes” e que não tinham em mãos os números reais de excedentes e vagas reais e que em uma semana teria esses números para apresentar.



Fechamento de escolas e construções de novas unidades escolares:
O governo alega que estão “desativando” algumas unidades escolares para oferecer uma “educação de qualidade” aos alunos que estudavam em turmas multisseriadas ou em casas alugadas em condições precárias, remanejando estes alunos para outras unidades escolares, e transferindo os professores destas unidades fechadas, para suprir as carências em outras escolas.
Segundo Gisele, assessora da secretária de educação, a SMEC está desativando as escolas também por falta de demanda de alunos naquelas localidades, e caso a demanda de alunos apareça naquelas localidades o município construirá uma escola na região.
Em cima da argumentação da assessora da secretária, um membro da comissão, rebateu que demanda não é garantia de construir escolas, citando exemplo em Guarus, entre o Pq. Lebret e Nogueira, onde alunos da escola Professora Áurea Simão estudam amontoados em pequenas salas com pouca ventilação, onde duas turmas dividem a varanda da casa alugada, como salas de aulas separadas por armários de ferro. Outro exemplo que, demanda não é garantia de construção de novas unidades é o Centro Educacional Santana de Azeredo (Guarus), ligado ao vereador Magal, ter se tornado a segunda escola que mais recebeu recurso público através dos convênios de bolsas de estudos.
Mesmo o governo tendo o conhecimento destes dados em Guarus, que existe uma demanda gigantesca de alunos, nenhuma escola está em construção naquela localidade.

(Clique aqui e confira que o Centro Educacional Santana de Azeredo, do vereador Magal, recebeu em 2009 R$ 496 mil em repasses de verba pública através de convênio de bolsas com a PMCG)


Fundeb

Os representantes do governo disseram que, os recursos do fundeb, já estão inclusos nos salários dos professores, mas não detalham quanto é o salário do professor pago pelo município e de quanto é o complemento nos salários provenientes dos recursos do fundeb.
O SEPE ficou de agendar com o governo para que juntos, possam debater sobre o fundeb.
A SMEC declarou que enviou ao MP respostas aos questionamentos do SEPE sobre o fundeb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário