domingo, 21 de março de 2010

A CRISE EM TORNO DOS ROYALTIES

A possibilidade de uma crise real, gerada pelo projeto de Ibsen Pinheiro sobre a redistribuição dos royalties, deve deixar como contribuição o amplo debate acerca do assunto. Particularmente não creio que Ibsen obterá sucesso nesta proposta, que é absurda, não pelo Estado do Rio de Janeiro abrigar a "cidade maravilhosa" e sediar as Olimpíadas de 2016 e sim por uma questão de respeito aos preceitos constitucionais, onde está a garantia de que os municípios produtores de petróleo receberão verba compensatória e participação especial.

A contribuição ao qual me refiro é que, foi necessário a ameaça da perda destes recursos para suscitar os mais variados questionamentos sobre como tem sido aplicado estes recursos vultuosos ao longo dos últimos anos. É evidente que não salta aos olhos de quem quer que seja a aplicação adequada dos mesmos, ao contrário, o que vemos é o seu uso indiscriminado, direcionado para licitações milionárias, onde serviços de qualidade para a população não são prioridade para este ou aquele governo.

Superado o susto e mantida o que temos hoje, um outro comportamento deverá ser incorporado ao cotidiano de uma população atenta e disposta a brigar pelo que é seu, exigindo dos governantes uma aplicação dos recursos dos royalties responsável e transparente, com prioridade para as rubricas sociais, investindo em educação, saúde, segurança, transporte, saneamento,etc de maneira a atender as necessidades da população. Os investimentos deverão ser tantos, que a população terá sanadas todas as demandas hoje existentes.

O susto deverá também servir para despertar para a realidade anunciada sobre o petróleo ser uma fonte de energia não renovável e que, no máximo, em vinte anos os poços que temos hoje deverão estar esgotados. Do ínicio até agora, vinte anos já se passaram e investimentos não foram feitos. Nos próximos vinte anos será uma corrida contra o tempo e caso o desperdício continue, aí sim, estaremos diante de uma crise instalada.

Quem viver verá!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário