sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A SAÚDE AGONIZA...

É impressionante como o governo faz seus arranjos a fim de desviar a atenção da população do cerne de questões essenciais.

Exemplo disso, são as restrições impostas às farmácias, como se estas fossem as responsáveis pelos problemas da SAÚDE PÚBLICA no Brasil. Quero deixar claro que, não tenho o menor interesse em defender os empresários do ramo, porém não posso me omitir diante de tantas evidências do desvio de foco de uma discussão que deveria ser encarada com toda a seriedade.

O problema de Saúde Pública reside na falta de investimentos nos Hospitais públicos, sucateados, sem condições mínimas de atendimento, onde falta do médico à medicação. São hospitais que não dão conta de atender a demanda existente, já que Saúde no Brasil ainda é atrasada no sentido de não podermos contar com saúde preventiva. Aqui o sistema é voltado para cuidar da doença, que diante da precariedade do SUS, serve para corroborar a estatística de óbitos.

Ora, senhores! Considerando que o atendimento do SUS é caótico. Para marcar uma consulta, além de ter que enfrentar uma longa fila, o cidadão tem que esperar, às vezes, meses para ser atendido. Para fazer os exames necessários demanda mais um tempo. Nisso, quantas vidas não se perdem? E se em caso de boa sorte, chega o dia esperado para a consulta, faz-se os exames, e a medicação? Simplesmente, na maioria das vezes, o hospital não tem. Em casos de procedimentos cirúrgicos então, nem se fala.

E ainda querem alegar que tudo se resume nos medicamentos que estão a mostra nas farmácias? Nem de longe desejo aqui fazer a apologia da auto-medicação. Mais será que o pobre que já não tem atendimento digno e adequado no SUS não pode sequer ter a facilidade para amenizar a sua dor de cabeça, dor de barriga, suas náuseas, etc, enquanto aguarda o atendimento do médico?

Insisto em dizer que, o povo brasileiro necessita mais de um SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE de qualidade, que confira dignidade à todos que dele necessitam, do que de balelas. Se o povo pudesse contar com um SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE pleno, não haveria a necessidade de funcionamento de tantas farmácias, como temos atualmente.

SAÚDE PÚBLICA PARA TODOS, É O CERNE DA QUESTÃO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário