terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A COBIÇA GERA DISPUTA PELOS ROYATIES DO PETRÓLEO!

O BLOG DIGNIDADE publicou matéria sobre a expectativa em torno da votação do projeto de lei que versa sobre a mudança na distribuição dos royaties do petróleo.

É lamentável para nós campistas saber que, apesar de todos esses anos em que Campos recebe a verba compensatória pela extração de petróleo em nossa bacia, ou seja,o recurso dos royalties, o que efetivamente não representou nenhum avanço para o nosso município. Isso motivou a cobiça de outros estados e municípios da federação, que desejam partilhar desses recursos.

Para nós campistas, é vergonhoso constatar que, a corrupção a solta, governo após governo, desde o advento desta verba compensatória, além de representar o atraso político para Campos é acima de tudo um prejuízo sem precedentes para o povo que não sabe onde foi parar essa verba milionária.

O povo sabe que a educação vai de mal a pior, a saúde está caótica, emprego não existe. Sem falar no abandono de bairros inteiros, na falta de segurança,etc,etc...

Enfim, os objetivos a que se destina os royalties não foram de longe colocados na prática. O desenvolvimento que deveria ter sido alavancado, com a geração de emprego e renda não aconteceu.

Ora, senhores! Até agora os recursos dos royalties só serviu para patrocinar o "show dos milhões", obras com valores altíssimos, merenda escolar com preço estratosférico,etc,etc

E aí, agora os maus políticos do município estão desesperados com a possibilidade dessa farra acabar. Se a distribuição dos recursos dos royalties for aprovada, nas próximas eleições municipais de Campos pode ocorrer uma escassez de candidatos à prefeito.

Abaixo, segue trecho da publicação do Blog Dignidade:
"É grande a expectativa para a votação da emenda do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB/RS) ao projeto de partilha de produção que tramita no Congresso Nacional, que pretende mudar o sistema de distribuição dos recursos dos royalties do petróleo.
Campos dos Goytacazes é usado como exemplo de má aplicação destes recursos, onde até hoje não houve melhoria na qualidade de vida da população. Áreas como saúde, educação, habitação e infra-estrutura em geral, continuam onde estavam antes de receberem os royalties, em algumas áreas está pior que antes.
Os royalties, principalmente em Campos, proporcionaram a corrupção e brigas de grupos políticos que usam de baixaria e oportunismo junto à população para ser detentores da administração dos milhões/ano depositados nos cofres do município.
Alguns políticos estão convocando a imprensa de modo geral e a sociedade civil para mobilização como tentativa de impedir que a emenda do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB/RS) possa ser aprovada.
Concordo que a mídia sustentada pelos cofres públicos, empresas privadas beneficiadas com as terceirizações, empreiteiros, donos de construtoras, DAS (100% gratificação), os politiqueiros que se beneficiam com estes recursos, tem mesmo que sair à luta e defender os recursos que bancam suas regalias. Agora, a população que deveria ser a beneficiaria destes recursos, iria entrar nesta luta para quê, se até o momento a população não sentiu os royalties como melhoria em seu dia-dia?
Falar que a divisão dos royalties será a falência dos municípios que hoje recebem este recurso, isto significa nos valores e não na aplicação do mesmo, pois já estamos vivendo em um município falido há tempos, proporcionado pelas administrações que se revezam como gestores.
Para algumas pessoas, se os royalties do petróleo acabassem, Campos teria paz, onde os políticos aproveitadores não teriam mais motivos para infernizar os cidadãos de bem. Pode até ser!
Para outras, os politiqueiros querem aproveitar dos cidadãos para que façam números em defesa de seus interesses ($$$) através dos royalties. Pode ser também!
Mesmo não concordando com uma possível redistribuição dos royalties do petróleo, que área em Campos poderia falir?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário