sábado, 27 de fevereiro de 2010

ROYALTIES COM RESPONSABILIDADE

"Os municípios produtores de petróleo do estado do Rio vão parar na próxima quinta-feira (4), às 16h, em defesa da manutenção dos royalties."(site da PMCG)

A Prefeita Rosinha Garotinho está liderando um movimento contra a redistribuição dos royalties o que, acarretaria uma queda importante dos recursos hoje pagos aos municípios produtores.
Temos sido intransigentes ,nos últimos anos, em relação ao uso dos recursos oriundos da extração de petróleo na bacia de Campos. Sempre houve questionamentos acerca da aplicação desses recursos e o que se entendia é que os sucessivos governos faziam-se de surdos quanto a isso.
Estava evidente que tanto o esbanjamento como investimentos aquém do volume de recursos recebidos em algum momento, seja pelo esgotamento dos poços de petróleo ou mudança na lei de distribuição dos royalties, implicaria no risco que hoje corremos. Os governantes do município eram os únicos céticos diante dessa possibilidade.

Na verdade, nossos governantes locais não foram parcimoniosos com esses vultuosos recursos e não demonstraram a menor preocupação com o que era feito com eles.
Hoje, o governo alega que se os royalties forem redistribuídos o município de Campos vai falir. Penso que já teria dado tempo,diante da fortuna já recebida, de todos os serviços em Campos serem de primeiro mundo. Entretanto, o que temos é uma cidade suja, escolas sucateadas, muitas funcionando ainda em casas alugadas, rede hospilar precária, faltando postos de atendimento 24 horas em todo o município, e construção de um hospital para atender a baixada campista. Sem falar que ,vivemos num munícipio que nem o saneamento básico é uma realidade para todos os campistas.

O ideal é que, e torço por isso, os municípios produtores de petróleo não fiquem no prejuízo por conta da irresponsabilidade de governantes descolados do compromisso do interesse público, porém, se forem mantidos os valores atuais, que haja uma cobrança efetiva de toda a sociedade civil organizada , clubes de serviços, etc de que a partir daí os governantes do município tenham responsabilidade com a aplicação dos royaties a fim de preparar Campos para o crescimento econômico efetivo, com independência dos royalties. Que estes recursos seja utilizados como ponte para alavancar o crescimento local e não como bote salva-vidas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário