quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

AS ESCOLAS MUNICIPAIS FECHADAS EM CAMPOS

A rede municipal de Educação de Campos apresenta uma série de deficiências, para as quais o Poder Público não demonstra vontade política para resolver. Há necessidade de construção de muitos prédios para abrigar escolas que hoje funcionam ou em casas alugadas ou em instalações próprias precárias.

Além disso, não podemos deixar de citar a demanda reprimida hoje existente, que exige do governo municipal a ampliação da rede, que por anos a fio tem oferecido bolsas de estudos para as escolas da rede privada para atender esta demanda. Por quê até agora isso não foi feito?

Agora, o que não dá para compreender e aceitar é esta novidade da SMEC sair fechando escolas municipais sob a alegação de que se basearam num estudo técnico.

Ora, o que é mais importante do que a voz da comunidade quando se levanta e diz "NÃO QUEREMOS QUE NOSSA ESCOLA SEJA FECHADA!"? Não pode ter nenhum estudo técnico, tratando a educação como matéria fria e distante, atrás de uma mesa de gabinete, que possa ser mais forte do que o apêlo da comunidade.,

Este é o caso da E.M.Barra Velha, no bairro Lagamar em Farol de São Thomé. Trata-se da escola mais antiga do Farol, e que a SMEC quer fechar e a comunidade além de rejeitar a decisão está empreendendo todos os esforços para impedir que isto aconteça.

Neste sentido, na qualidade de educadores, representação sindical e moradores do Farol, eu e o Profº Amaro Sérgio, fomos convocados pelos moradores de Lagamar para dar o apoio do qual eles necessitam neste momento em que a ESCOLA, referência local para a comunidade está sendo fechada . Desde então, temos sido incansáveis nesta luta, e algumas ações pensadas coletivamente foram postas em prática, tais como um abaixo-assinado acompanhado de um ofício assinados por nós, endereçados à SMEC, à Câmara de Vereadores e Ministério Público. Os documentos foram devidamente protocolados nas três instâncias.

Nossa ida à SMEC, eu e Amaro com duas mães de alunos, se deparou com representantes do governo irredutíveis diante da argumentação apresentada. Sem contar que os corredores da SMEC estava lotado de professores e auxiliares de secretaria, aguardando para a escolha da escola para as quais seriam remanejados. A verdade é que, além da E.M.Barra Velha muitas outras escolas foram fechadas. Saímos de lá com a sinalização remota de que a situação poderia ser revista e para tal, uma reunião com representantes da SMEC, os pais de alunos e as lideranças sindicais foi marcada para a quarta-feira, nove horas da manhã na escola. Estava criada a expectativa de continuidade da escola.

Um comentário:

  1. Esse governo parece ser uma viagem ao trem fantasma sem fim! Para que fechar uma escola? Pelo contrário... deveriam ser construidas muitas outras, uma vez que o 1ºsegmento é competência da prefeitura.
    É muito triste, ver uma pessoa que estudou toda sua vida em escola pública e com muito esforço passou no concurso e está a 3 vagas de ser chamada e não tem nenhuma expectativa.
    Agradeço a todos, em especial, à professora Graciete, que vem lutando para que esta injustiça chegue ao fim.
    Que DEUS mostre o caminho e que muitas pessoas possam ter seu lugar ao sol, pois emprego, pra quem é oposição em Campos, tá difícil.

    ResponderExcluir