quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

PSOL apoia candidato da Fupo

PSOL apoia candidato da Fupo


Fonte: Jornal Folha da Manhã



Luciana Portinho



Atualmente, o Partido Socilaismo e Liberdade (PSOL), em Campos, tem sua direção disputada por duas tendências políticas. Erik Schunk e Leonardo Ribeiro, cada um lidera uma das duas correntes. O partido passa por um momento de definição quanto ao seu futuro. Em um ponto as duas frentes políticas concordam: o estratégico nas eleições de 2012 é fortalecer a Frente de Unidade Popular (Fupo), movimento político formado pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) e pelo PSOL. Trocando em miúdos: apoiarão uma candidatura única da Fupo, esta será porta voz de uma visão popular de fazer política, distante da que é feita no município, segundo eles mesmos definem.

Mas afinal o que está em jogo na disputa interna do PSOL? Leonardo Ribeiro não vacila: “O que está em jogo é o desenvolvimento da cidade, é a conduta de se fazer política na cidade de Campos. Divergimos em um ou dois pontos, comungamos em 10. É um processo democrático e continuaremos a caminhar juntos, até sede própria o PSOL já tem. Só aguardamos esta definição quanto à sua direção agora em março. A questão passa pelo aspecto ideológico”, disse Leonardo. O médico sanitarista Erik Schunk também é claro: “temos uma visão de sociedade que não aceita acordos e composições com esses políticos antigos de Campos. Falo de Garotinho, Rosinha, Arnaldo, Mocaiber e Roberto Henriques. Queremos um caminho alternativo para Campos que envolva pessoas, movimentos e partidos.



Portanto, nossa divergência está nas alianças que o PSOL deve firmar. Não nos interessa filiação sem critério por não querer um aumento qualquer no número de filiados. Não podemos repetir a mesmice dos outros partidos. Até aqui, nossa prioridade é com a Fupo, um movimento legítimo e sério. Nem discutimos ainda candidatura do PSOL às eleições de 2012. Não é o ponto mais importante. A Frente lançará candidatura própria, vamos garantir que o PSTU, o PCB e o PSOL estejam juntos. E deixaremos claro à população o grande desserviço prestado por esses nomes tradicionais da política populista. A falta de políticas de saúde, educação, transporte e habitação nos assustam”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário