domingo, 26 de fevereiro de 2012

Dia 28/02 Sepe vai fazer paralisação de 24h nas escolas da rede estadual

Jornal Folha da Manhã

Mário Sérgio

Há quase um mês que as aulas começaram, os profissionais da educação da rede estadual decidiram fazer uma paralisação de 24h no próximo dia 28. Segundo a diretora do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), Graciete Santana, a decisão foi tomada em assembleia no dia 11 deste mês. A ação dará início ao calendário de mobilização em torno da campanha de salarial de 2012.

Para a rede municipal, Graciete informou que uma reunião será marcada para traçar as metas de reivindicação deste ano. “O que posso adiantar é que tanto na rede estadual, quanto na municipal, os professores lutam por melhorias salariais e condições de trabalho. Além da eleição de diretores para todas as unidades”, explicou. Graciete disse ainda que a secretaria estadual de Educação defende a realização de concurso público para escolher os diretores das escolas, porém o sindicato é contra isso. “Somos a favor do voto direto e que os candidatos já trabalhem na unidade e conheçam os problemas da mesma. Não adianta colocarem um diretor que não tem conhecimento de como é o funcionamento da escola”, disse.

A diretora do sindicato afirmou, também, que na rede municipal a escolha de diretores era para acontecer em dezembro do ano passado. “Acontece que a secretaria de educação se reuniu com o conselho e decidiram prorrogar a eleição e manter as atuais direções. Então, até agora não sabemos por que foi prorrogado, nem quando será a nova eleição”, explicou.

Além da paralisação, a classe fará assembleia geral na Associação Brasileira de Imprensa, no Rio de Janeiro, pela manhã, e um ato público na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na parte da tarde. Ainda de acordo com a diretora do Sepe, a categoria da rede estadual de ensino reivindica um reajuste salarial de 36%, além da inclusão das bonificações existentes para professores e funcionários.

(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário