quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

ATENÇÃO PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE CAMPOS

O ano letivo de 2012 se inicia e, com ele a luta pela educação pública de qualidade, pela valorização e respeito profissional. Devemos lembrar que:
O GOLPE NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL CONTINUA...
Mais uma vez, ao apagar das luzes de 2011, a Educação Municipal de Campos foi vítima de mais um golpe desferido pela atual gestão pública.
A Secretária de Educação, Joilza Rangel, apresentou - na reunião ordinária do Conselho Municipal de Educação - proposta de prorrogação do prazo para as eleições de diretores de escolas, por 1(um)ano.
As eleições para diretores de escolas consta no Plano Municipal de Educação, aprovado em 14/12/2009, por unanimidade na Câmara de Vereadores de Campos, com prazo para ser colocado em vigor no período máximo de 2(dois) anos, expirando, portanto, o prazo exatamente no dia da apresentação da proposta de prorrogação feita pela secretária.
A proposta foi aprovada por 13 votos dos Conselheiros presentes - representantes de instituições com assento no Conselho. O único VOTO CONTRÁRIO foi da representante do SEPE/Campos no referido Conselho, que fez por escrito a declaração do voto contrário.
O SEPE tem nas eleições para diretores uma bandeira de luta da qual não abre mão. Assim, providências serão tomadas para garantir o cumprimento da Lei Municipal.
Não devemos permitir a continuidade do "loteamento" político por parte dos vereadores - com aquiescência da prefeita Rosinha - na indicação de diretores de escolas que, no momento das eleições municipais são "usados" como cabos eleitorais. Não é por acaso que o prazo aprovado para possíveis eleições para diretores de escolas é posterior as eleições municipais de 2012.
O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE) NÃO concorda com o prazo de mais um ano para eleições de diretores e pretende tomar providências jurídicas já que, dentre outras coisas o fim das indicações políticas para o cargo são importantes, dentre outras coisas, para garantia da qualidade da educação pública.
E O GOLPE NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL NÃO PÁRA AÍ...
Não satisfeitos com o "GOLPE" desferido contra a Educação com a prorrogação das eleições de diretores de escolas no prazo de 1 ano, o governo Rosinha fechou no final de 2011, laboratórios de informática no intuito - óbvio - de gerar falsos excedentes e suprir carências de professores ; enquanto o SEPE luta pela convocação dos concursados de 2008.

É bom que se diga que, a maioria dos computadores dos laboratórios de informática são oriundos de verbas federais e não municipais. Na era da informação, fechar laboratórios de informática é algo inconcebível. Significa deixar ociosos espaços importantes para a formação dos filhos da classe trabalhadora. Com o avanço tecnológico, em pouco tempo os computadores estarão ultrapassados.
Além disso, o município conta com 231 escolas e creches e a maioria dessas unidades encontra-se em situações precárias, em vias de desabar, como ocorreu ano passado no imóvel alugado que abriga a Creche Escola Gilberto do Espírito Santo do Amaral, em Guarus colocando em risco a integridade física de alunos, professores e funcionários administrativos.
Assim, é necessário que os profissionais de educação tenham a convicção de que somente através da mobilização da categoria - junto ao SEPE - teremos condições de superar as mazelas pelas quais passam a educação em nosso município.
A categoria quando mostra fragilidade diante da luta necessária, o governo intensifica os ataques aos seus direitos. Pudemos constatar isso no ano de 2011 diante da tentativa de retirada do RioCard, do fechamento de sala de recursos, transferência de professores no meio do ano letivo, diminuição do número de turmas às custas do aumento do número de alunos por sala, indeferimento equivocado de processos de enquadramento, não cumprimento de 1/3 da carga horária para planejamento conforme a Lei do Piso Nacional do Magistério, nenhuma resposta em relação ao pagamento do FUNDEB, etc.
O governo municipal investe milhões em publicidade com o objetivo de mascarar a realidade em que vive as escolas e creches municipais. É grande o DESCASO do governo da "mudança" com a Educação Pública de nosso município.
PRECISAMOS DAR UM BASTA NISSO!
OUSAR LUTAR. OUSAR VENCER!



DIREÇÃO SEPE/CAMPOS
ATENÇÃO!

O SEPE CONVOCA TODOS OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DA REDE MUNICIPAL, PARA A ASSEMBLEIA NO DIA 07 DE FEVEREIRO DE 2012, ÀS 18 HORAS, NO EDIFÍCIO NINHO DAS ÁGUIAS, SALA 514.
A PRESENÇA DE TODOS É INDISPENSÁVEL!

Um comentário:

  1. SOCORRO A LOCALIDADE DE VENDA NOVA ESTÁ SEM A ESCOLA MUNICIPAL, POIS TODOS OS PROFESSORES FORAM AVISADOS QUE A ESCOLA JOÃO GOULART VAI TER QUE SE MUDAR DE MALA E CUIA PARA A LOCALIDADE DE VALETA PARA A ESCOLA MUNICIPALIZADA JAQUES RICHER E OS PROFESSORES SERÃO ENVIADOS PARA OUTRAS UNIDADES ESCOLARES. TODOS ESTÃO APAVORADOS.

    ResponderExcluir