quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

TRABALHO ESCRAVO: CAMPOS ENTRE OS LÍDERES DO RANKING NO PAÍS

Ministério Público do Trabalho realizou seis operações nos canaviais em 2009


O Ministério Público do Trabalho divulgou o vergonhoso ranking das regiões com maior número de pessoas resgatadas do trabalho análogo ao escravo. Campos aparece como uma das cidades com o maior número de trabalhadores nessas condições. Segundo os dados divulgados, 521 trabalhadores foram resgatados em lavouras de cana-de-açúcar na cidade em 2009. O número é menor do que o divulgado pelo MPT em Campos no final do ano, 746 resgatados.

Em 2009, o MPT realizou seis operações de resgate de trabalhadores nas lavouras, e as condições encontradas foram qualificadas como degradantes, em muitas lavouras os trabalhadores foram encontrados trabalhando sem as mínimas condições de segurança e higiene.

Região - A Região Sudeste foi a que registou, no ano passado, o maior número de resgates de trabalhadores em regime análogo ao de escravidão. Essa é a primeira vez que a região fica em primeiro lugar no ranking de estados, cujas primeiras posições normalmente são ocupadas pelas regiões Nordeste e Norte.

No Sudeste, foram resgatados 1.310 trabalhadores. O estado do Rio de Janeiro registrou o maior número de trabalhadores em regime análogo ao de escravidão.

Para o coordenador nacional de Erradicação do Trabalho Escravo do Ministério Público do Trabalho, Sebastião Caixeta, isso é reflexo do endurecimento da legislação penal. “Atribuo isso à modificação da legislação, que veio a ser mais protetiva e a considerar dois novos tipo de condições de trabalho escravo, que são a jornada exaustiva e as condições degradadas de trabalho que podem se verificar com mais facilidade nos grande centros urbanos.”

No País - A Região Centro-Oeste ficou na segunda posição, com 972 trabalhadores resgatados. Na Região Nordeste, foram feitos 874 resgates, e o estado com maior número de ocorrências foi Pernambuco.

As regiões Norte e Sul registraram, respectivamente, 368 e 315 casos de trabalhadores encontrados em situação análoga à de escravidão. Na região norte, o Pará apresentou o maior número de trabalhadores resgatados (326). Na Região Sul, a primeira posição foi do Paraná, com 227 resgates.

No total, foram resgatados no ano passado 3.571 trabalhadores encontrados em regime análogo ao de escravos – em 2008 esse número foi de 5.016.
Ururau/Com informações da Agência Brasil

ururau@ururau. com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário