segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

HAITI

POR AMARO SÉRGIO AZEVEDO

Não tem como a ONU deixar de assistir o Haiti no aspecto da reconstrução, entretanto o reinício da soberania popular deve ter como ponto de partida o retorno do ex-presidente derrubado no estilo Zelaya, Aristides e sua participação no governo atual sem a inútil polêmica de seus "defeitos", golpe sem denúncia do governo brasileiro e que pelo contrário auxiliou o imperialismo / USA a consolidar esta ação suja .

As forças internas devem se reagregarem e se oporem ao neocolonialismo simpático.Tal soberania não garante que dois séculos de relativo e calculado isolamento neocolonial seja compensado materialmente. Deixando claro que as ditaduras anteriores e a de Duvallier, nesse país foram consequências desse atraso e da característica rural mantida desde o século XIX pelos bloqueios europeus ao comércio haitiano. Tal bloqueio era rompido por contrabando e depois, parcialmente, pelo pagamento de pesadas indenizações à França,parte delas contabilizadas enquanto outras não. Quadro difícil!

Os USA aproveitam o terremoto para mostrar suas armas, ocupar o palácio presidencial, etc...( com autorização do presidente atual?!) como todos já perceberam.
Onde está o plano de retirada dos exércitos? Está sendo discutido a substituição dos exércitos por equipes internacionais de ajuda, grande parte já presente na região? Quando o governo brasileiro enviando recursos, médicos, voluntários, etc, marcará a saída do exército brasileiro de lá???

Essas são perguntas que, nesse momento, não podem calar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário