quinta-feira, 15 de março de 2012

VEREADOR MAGAL, QUEM ESTÁ MENTINDO I ???

site do Campos Notícias

Falta de professores nas escolas municipais de Campos é mais um problema da educação e prefeita não convoca concursados
Enviado por Editor Geral, qui, 15/03/2012 - 10:25

Foto: Bruno Prudêncio

Algumas escolas em Campos estão sem professores. Um dos exemplos desse problema está em Pernambuca, onde dois professores não estão comparecendo, o que já representa um transtorno para alunos que dependem da educação municipal. A escola municipal Antônio Lopes atende mais de 200 alunos, mas duas turmas estão sem aula devido a ausência de professores no 1º e no 5º ano do ensino fundamental. A equipe de reportagem do site CAMPOS NOTÍCIA esteve em Pernambuca e constatou a dificuldade. Segundo Janaína Gomes, que é mãe de um menino de 11 anos, a falta de professores acontece desde 2011. O início do ano letivo começou desde o dia 6 de fevereiro de 2012 e nenhuma providência foi tomada.

“A escola está sem professor há bastante tempo e nós pais estamos correndo em busca de um ensino adequado para os nossos filhos. Com a falta de professores aqui em Pernambuca fui obrigada a matricular meu filho no centro de Campos, o que é um absurdo. Fico das 11 horas até as 17 horas aguardando meu filho sair da escola e retornar para nossa casa. Temos uma escola a 10 minutos de casa e precisamos ir para outra que fica uma hora de distância”, desabafou Janaína.

A equipe do site CAMPOS NOTÍCIA procurou a direção da escola para um esclarecimento, mas fomos informados que a responsável estava na secretaria de educação tentando resolver esse problema. A situação acontece em outras escolas localizadas em Ibitioca, Ponta da lama e Lagoa de Cima.
Foto: Bruno Prudêncio

Segundo a representante do sindicato dos professores municipais e estaduais em Campos, Graciete Santana, faltam professores para atender a demanda existente na cidade e seriam necessárias a construção de outras unidades escolares. Atualmente, a cidade tem pouco mais de 240 unidades de ensino.

“A falta de professores é geral. Isso está acontecendo em várias escolas, mas a situação mais crítica é na rede municipal, pois foi realizado um concurso em 2008 para a educação, houve a necessidade de novas convocações e a prefeitura não chamou mais ninguém. Campos precisa de mais unidades escolares e seriam necessários pelo menos mais 1,500 professores para atender a demanda na área”, completou, Graciete Santana.

Em nota, a secretaria de educação deu o seguinte esclarecimento sobre a falta de professores em algumas escolas do município:

“A falta de professores em algumas escolas da rede está sendo suprida temporariamente com o Regime Especial de Trabalho (RET), ou seja, a extensão da carga horária de trabalho dos professores e será sanada, com a admissão dos professores aprovados no Concurso Público de Campos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário