domingo, 25 de março de 2012

PCB, o partido mais antigo do Brasil completa 90 anos

domingo, 25 de março de 2012
do Blog Território Gonçalense

No dia 25 de março de 1922, era fundado em Niterói, o Partido Comunista Brasileiro: considerada atualmente a agremiação política mais antiga do país, em atividade.

Baseado ideologicamente em Karl Marx e Friedrich Engels e de organização baseada nas teorias de Lênin; e tendo como símbolos uma foice e um martelo, que segundo seus estatutos “é uma foice e um martelo, cruzados, simbolizando a aliança operário-camponesa, sob os quais está escrita a legenda Partido Comunista Brasileiro”, o PCB é popularmente conhecido também como “Partidão”.

O apelido se deve a divisão que houve no partido, em 1962; quando surgiu então o PC do B (Partido Comunista do Brasil). Como a maioria dos comunistas brasileiros preferiu continuar na antiga legenda, o PCB passou então a ser chamado de “Partidão”.

Para você conhecer melhor a trajetória comunista no Brasil, acesse abaixo os sites dos dois partidos:

PCB

PC do B

O PCB na eleição gonçalense

Em São Gonçalo, o presidente do PSOL Josemar Carvalho, informou que o PCB está discutindo uma possível aliança em torno de sua candidatura a prefeito:

“Nós do PSOL e do PCB temos pontos em comuns, defendemos o controle popular na gestão pública, acreditamos que os investimentos na saúde e na educação devem ser ampliados com valorização dos seus profissionais; não concordamos com o monopólio das empresas de transporte e com a falta de gratuidade para idosos, pessoas portadoras de deficiência, estudantes nos microônibus. Estamos discutindo a aliança porque temos unidade programática, ideológica e política”, declarou.

Josemar Carvalho aproveitou também para parabenizar o PCB pelos seus 90 anos:

“A sua história de luta, a firmeza ideológica de enfrentar duas ditaduras e a coerência política na defesa dos trabalhadores, são exemplos a serem reivindicados por todos aqueles que almejam por uma sociedade justa, igualitária, solidária e socialista”, destacou o professor gonçalense.


Os fundadores do PCB, Niterói-RJ, 25 de março de 1922. Da esquerda para a direita, em pé: Manuel Cendón, Joaquim Barbosa, Astrojildo Pereira, João da Costa Pimenta, Luis Peres, José Elias da Silva. Sentados, Hermogêneo Silva, Abílio de Negrete e Cristiano Cordeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário