quarta-feira, 28 de março de 2012

Campos dos Goytacazes - 177 anos - sem motivos para festejar

Campos dos Goytacazes completa no dia de hoje 177 anos que foi elevada de vila à cidade.

Índios Goitacazes. Jesuítas. Sete Capitães. Escravidão. Abolição. Engenhos . Usinas. Canaviais. Cana-de Açúcar. Cerâmicas. Petróleo, óleo negro que jorra da Bacia que serviu de berço aos Goitacazes.

Dia de festa num lugar esquecido por seus governantes. O engodo do desfile cívico serve mais ao propósito de poses para fotografias que ficarão para posteridade.

Fogos, bandas de Fanfarras, inaugurações, etc escondem o gosto amargo de um cotidiano difícil para os campistas.

É grave a contradição de que o lugar da festa pelos 177 anos da cidade, tenha custado R$ 60 milhões - e mais aditivos - aos cofres públicos em detrimento de escolas em péssimas condições de conservação. Muitas caindo, outras precisam ser construídas. Mais de 6 mil alunos não encontraram vagas nas escolas municipais de Campos.

Além disso, faltam professores, auxiliares de creche, funcionários administrativos, gestão democrática nas escolas. Valorização e respeito profissional , etc,etc....

A Educação em Campos precisa ser respeitada. Os profissionais de Educação precisam de condições dignas de trabalho. Nossas crianças tem direito a Educação Pública de Qualidade.

Não temos nada contra a construção do CEPOP senão o valor exorbitante com o qual foi construído. Será com certeza um espaço importante para a Cultura local. Entretanto, não devemos esquecer que prioridade é aquilo que vem primeiro. Assim, antes do investimento vultuoso no CEPOP a Educação deveria receber o tratamento necessário para sanar os problemas pelos quais passam a comunidade escolar, entenda-se aí, Professores, funcionários, pais e alunos.

Uma mostra de como a Educação é tratada com descaso é o fato da SMEC ter enviado emails à todas as secretárias de escolas municipais para convocar alunos e professores das unidades escolares para se apresentarem no desfile no CEPOP na presente data.

A Educação de Campos só é lembrada no momentos de serem "usados" como meros figurantes no espetáculo programado pela Prefeita Rosinha. Enquanto isso, as reivindicações da categora continuam sem atendimento.

Mas nem tudo está perdido. A categoria da Educação municipal de Campos - em sua maioria - disse NÃO à convocação da SMEC e não servirão de massa de manobra para o governo municipal.

Este é mais um dos absurdos da atual gestão municipal.

OUSAR LUTAR! OUSAR VENCER!

Nenhum comentário:

Postar um comentário