quarta-feira, 30 de novembro de 2011

ONDE ESTÁ O DINHEIRO DO FUNDEB?

"Crianças ficam sem ônibus no período de provas em Jacarandá"

Antonio Cruz


Matéria do Jornal Folha da Manhã traz denúncia sobre a falta de transporte escolar devido a falta de pagamento por parte da Prefeitura Municipal de Campos aos prestadores do serviço. Segundo a matéria "A dona de casa Edinalda Alves Lima, 30 anos, mãe de um aluno do 6º ano do ensino fundamental, contou à equipe de reportagem da Folha da Manhã que o transporte utilizado pelos alunos de todas as localidades atendidas pela escola não prestou o seu serviço na segunda e terça-feira."

Diz ainda: "— Meu filho não veio na escola esses dois dias e perdeu prova porque moro longe e não tenho condição de trazê-lo de bicicleta de manhã, que seria o único meio viável para ele vir estudar — disse a mãe."

Este é apenas mais um descaso da PMCG/SMEC com a educação municipal. Não hesitam em lesar os direitos dos filhos dos trabalhadores quanto ao acesso a escola. Se não oferecem mobilidade é prova -mais uma vez - de que não estão nem aí para a educação.

Considerando que, o município recebeu no exercício do ano de 2011 aproximadamente R$ 100 milhões de FUNDEB, dos quais 40% deve ser destinado - inclusive - ao transporte escolar, como se explica a ausência do serviço por falta de pagamento?

Não bastasse a falta de transparência quanto ao que deveria ser repassado para os professores da rede municipal (60%), ao que tudo indica o mesmo se aplica aos R$ 40 milhões que seriam suficientes para a aquisição de um número considerável de veículos para o transporte escolar.

Daí ser possível concluir que há indícios de mau uso dos recursos do FUNDEB.

O descaso com a educação da rede municipal é sem limites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário