Esdras publicou foto - cujo título foi reproduzido acima - de uma cena chocante de dor vivenciada por uma família. Sinceramente não me senti a vontade em reproduzir a fotografia. Entretanto, devo concordar que é uma vergonha o número crescente de vítimas da BR101.
No momento em que a BR101 foi privatizada deveríamos ter nos mobilizado mais a fim de tentar ao menos dificultar que isso acontecesse. Se por um lado a privatização foi um bom negócio para a Autopista Fluminense o mesmo não se aplica para aqueles que transitam diariamente pela "rodovia da morte". O número de vítimas vem crescendo assustadoramente em trechos sinuosos da rodovia.
Considerando o início da privatização da BR101, com instalação das várias praças de pedágio e o tráfego diário na rodovia, é difícil calcular quantos bilhões já entraram para os cofres da Autopista Fluminense. Enquanto isso a garantia de segurança é incompatível com quaisquer números que se apresentem. As estatísticas de vítimas não páram de crescer. Sobre a duplicação da estrada nenhuma definição.
Se a duplicação demorar mais vinte anos quantas milhares de pessoas atingidas direta ou indiretamente teremos até lá?
Isso merece no mínimo uma séria reflexão. O correto seria nos unirmos (campistas) para protestar contra tamanha falta de respeito. Talvez a solução fosse pressionar o governo federal a fim de que este reestatizasse a BR101 e assumisse o seu dever em oferecer segurança aos usuários e suas famílias com o início imediato de obras de duplicação da BR101.
O morticínio se extende em todo o prolongamento da BR 101. Ao se ultrapassar a divisa do ES/RJ a rodovia continua muito sinuosa e assassinado todos os dias.
ResponderExcluirA BR 101 e uma pista assassina em mão dupla até Vitória.
A única forma que temos e escancarar pela internet a nossa indignação, após três anos de arrecadação de vultuosos valores em pedágio a Autopista Fluminense se utilizou de todas as manobras para adiar as obras de duplicação até esta data mal se iniciaram.
Praticamente todos os dias ocorre acidentes fatais ao longo da famigerada BR-101. Um estudo feito pela Fundação Dom Cabral apontou a BR- 101 em Pernambuco com a mais violenta do pais. No Estado, a BR-101 atravessa cinco municípios da Região Metropolitana do Recife, inclusive a capital. O estudo concluiu que o trecho entre os quilômetros 51 e 100 é o mais perigoso, com uma média de 5,7 acidentes com mortes a cada mil veículos que circulam por dia.
ResponderExcluirNo Rio de Janeiro, em um dos trechos já privatizados, continuam ocorrendo acidentes graves, sem que a Autopista Fluminense, concessionária que possui cinco pedágios na rodovia, tome providências eficazes.
Perguntamos: o que faz a Autopista Fluminense com o dinheiro arrecadado do pedágio em cinco pontos diferentes?