quinta-feira, 17 de novembro de 2011

I SEMINÁRIO “MEGAPROJETOS E MEGAEVENTOS NO RIO DE JANEIRO DESAFIOS E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS POPULARES”

I SEMINÁRIO “MEGAPROJETOS E MEGAEVENTOS NO RIO DE JANEIRO
DESAFIOS E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS POPULARES”

Dias 26 e 27 de Novembro no SINDIPETRO-RJ
Abaixo segue a apresentação do Seminário e em anexo o folder com a programação e a ficha de inscrição.

Participe e ajude a divulgar!

APRESENTAÇÃO

O cotidiano da população do Estado do Rio de Janeiro está sendo impactado pelo processo de faxina e maquiagem social para realização dos megaeventos esportivos,
como a Copa de 2014 e a Olimpíada em 2016.
Esses eventos se somam a megaprojetos industriais de alto impacto social e ambiental, como a siderúrgica TKCSA na Zona Oeste do Município do Rio deJaneiro e do COMPERJ, em Itaboraí.

Remoções ilegais; criminalização dos pobres e das resistências; completo desrespeito alegislação do país; endividamento público ea destruição do meio de vida do povo são aface obscura do modelo de desenvolvimento em curso, que os governos e empresas de comunicação procuram maquiar e esconder.

A fim de capacitar os moradores de comunidades, movimentos sociais e organizações populares do Estado do Rio afazer frente e construir alternativas nos próximos anos a esse modelo de desenvolvimento é que o Comitê Popular da Copa e Olimpíada, a Plenária dos Movimentos Sociais com o apoio do PACS promovem durante um fim de semana essa atividade de formação.

Esperamos que essa iniciativa aprofunde não só o conhecimento dos participantes sobre o significado dos megaprojetos e os megaeventos para o Rio de Janeiro, como permita a difusão e reprodução desses temas no conjunto das comunidades e movimentos sociais.

Buscamos por meio do debate democrático e coletivo formar a nós mesmos enquanto
militantes e multiplicadores da necessária resistência popular.

Queremos construir uma agenda de lutas e solidariedade entre as organizações para os próximos meses. Com a realização da RIO + 20, Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável em Junho, teremos uma oportunidade única para denunciar mundialmente a insustentabilidade dos megaprojetos e megaeventos em curso.

Caminhemos juntos na construção de um programa alternativo e popular de resistência aos mega projetos e mega eventos!
Somente a luta popular garante direitos!
Participe, envolva sua entidadee some-se a luta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário