terça-feira, 11 de outubro de 2011

"AMIGAS DA EDUCAÇÃO"

Comentário da blogueira:
O e-mail enviado
pelas "Amigas da Educação"
ao blog Dignidade parece um misto de indignação, frustração e arrependimento.

Entretanto, proponho uma reflexão mais aprofundada sobre o descaso da atual gestão municipal com a Educação de Campos e, consequentemente com os profissionais de educação.

Não devemos perder de vista em períodos eleitorais o que cada candidato representa e se esteve ao longo de sua militância ligados - ou não - a alguma bandeira de luta.

No caso da Prefeita Rosinha, enquanto Governadora do Estado, foi péssima sua atuação em vários setores e, pior ainda para a Educação estadual. Nunca recebeu o SEPE e, ao contrário, nas manifestações em frente ao Palácio Guanabara deu ordens para a Tropa de Choque agredir os profissionais lançando gás de pimenta, gás lacrimogêneo, cacetetes e cães. Um horror!

Isso deveria ter sido suficiente aos eleitores - principalmente da educação - não depositarem um mínimo de confiança em suas falácias durante a campanha eleitoral.

Candidatos a quaisquer cargos através do VOTO POPULAR devem ser comprometidos com CAUSAS POPULARES e, não com interesses próprios.

Talvez a maioria não tenha prestado atenção mas lembro - me bem que, no primeiro debate eleitoral ocorrido na TV RECORD, a primeira pergunta que fiz - enquanto candidata - a Prefeita hoje eleita foi referente ao tratamento que daria a educação municipal. ELA apesar da resposta de aparência politicamente correta não deveria ter convencido os leitores justamente porque foi péssima para a educação do Estado. Na tréplica feita por mim me esforcei em evidenciar isso.

Os profissionais de educação precisam estar cientes de que o desmantelamento da educação pública é algo inerente ao sistema capitalista e, somente com mobilização da categoria juntamente com o Sindicato que o representa (SEPE) a será possível o fortalecimento da luta para superar as mazelas que colocam em risco a educação pública e retiram direitos dos profissionais de educação.

Abaixo o e-mail enviado ao blog Dignidade...


Bom Dia,

Somos funcionárias da secretaria de Educação, e estamos estarrecidas com o que aconteceu no último sábado.

Fomos informadas que o clima na Secretaria, propriamente dita, está péssimo.

Sabemos que a atual gestora da cadeira é pessoa de confiança, e avó do neto do Presidente da Câmara.

Quando apoiamos a prefeita, nas eleições, tínhamos a certeza que outra pessoa iria ocupar o cargo em questão. No entanto, oito meses depois ocorreu a mudança.

Nosso grupo pagou o preço, e tivemos e estamos sofrendo por não concatenarmos os ideais da atual gestora.

Agora sabemos que tudo pode acontecer, mais uma vez.

O que não sabemos é se a lealdade será superior aos interesses outros, e ocorrera o que aconteceu com o então presidente da Campos Luz. Sabemos que essa deveria ser a postura mais correta, e esperamos que isso ocorra. Mas também não sabemos que tal atitude será benéfica para os servidores da Educação, onde sempre há o risco de passarmos por mais dissabores.

A manutenção da pasta é inviável! Não acreditamos que o executivo, diante de tudo isso, não tomará uma atitude. Mas se nada se alterar, será que iremos sofrer mais represarias? Ou se ocorrer a mudança, passaremos por tudo de novo?

Deixamos claro que nossa intenção é o bem da educação em nossa cidade. Foi por isso que escolhemos o magistério, por isso somos fiéis ao desenvolvimento pedagógico, em detrimento a política. Por mais que o sonho, lá em 2008, inicio de 2009 esteja distante, ainda sim, prezamos nosso ideais.

Não estamos optando por esta, ou aquela pessoa para tão importante pasta. O queremos o é melhor para a educação e para nossa Campos.

Amigas da Educação.

Um comentário:

  1. Peço por favor publique sem citar meu nome, pois sabemos que o atual “governo da perseguição” não poupa funcionários públicos. Vou relatar minha situação.

    Trabalho como Auxiliar de Secretaria em uma Unidade Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Campos (SMEC). Eu sei que muitos professores escrevem para os blogs e raramente um funcionário de outro cargo da Escola escreve, porem há de se convir que somos minoria, meu trabalho é basicamente burocrático e se concentra em preencher fichas, formulários etc (Isso quando tem material básico para trabalhar). Não tenho nenhum poder de chefia -Foi o que sempre me falaram!-, apesar de alguns pensarem (erroneamente) que tenho essa autoridade; dizem que faço parte da direção, mas me excluem quando tem reunião. Meu cargo não foi incluso no plano de cargos e não foi dada qualquer satisfação aos auxiliares de secretaria, recebo apenas meus vencimentos sem direito a qualquer gratificação. Não nos oferecem treinamento, mas nos cobram saber coisas que trabalha na sede da SMEC não sabe responder.

    Já gastei muito dinheiro da minha magra remuneração para tirar Xerox, comprar canetas e outras coisas para a Unidade Escolar, praticamente paguei para poder trabalhar e não recebi nenhuma contrapartida da SMEC, sequer um “obrigado”, alias daquela gente só recebi ingratidão. Quando fiz o pedido de uma bolsa universitária fui informado que: “bolsa é só para professor! Auxiliar de secretaria não tem direito”. Se eu quiser tirar férias tenho que gastar meu tempo livre indo até a SMEC com ofício para solicitar, aguardar 7 dias e depois ir até o CESEC torcendo para que o ofício tenha chegado lá para não dar uma viajem perdida, nem o meu 1/3 de férias eles liberam no tempo certo.

    Escrevo isto já que sei que tem muito Auxiliar de secretaria alienado por ai que se faz de capacho para essa gentinha sádica da SMEC. Acordem meus amigos! Estamos sendo usados por eles! Nos sabemos de praticamente tudo que ocorre dentro da Unidade Escolar, isso já é o sufiente para sermos vistos como uma ameaça por esse governo.

    ResponderExcluir