quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Manifestação massiva na Grécia

“Podemos Pará-los! Não devemos nada – Não pagaremos o imposto per capita”

Manifestação massiva da PAME

O povo trabalhador de Atenas enviou hoje esta mensagem; os proletários dos bairros ao redor de Atenas e Pireus, trabalhadores, mulheres, autônomos, aposentados e pensionistas, desempregados e estudantes que, aos milhares, encheram a Praça Sintagma. Manifestações similares aconteceram em dezenas de cidades por toda a Grécia. Em uma grande e viva manifestação o povo proclamou sua clara e inalterável decisão: Não devemos nada! Não pagaremos!

A manifestação foi uma clara mensagem de desafio frente às ordens de pagamento do imposto per capita que está para ser enviado, de forma massiva, para todas as famílias da classe trabalhadora e das classes populares, ao mesmo tempo em que um novo aumento de impostos foi votado hoje, no Parlamento, pelo governo, o qual se envia para todos os proprietários de casa, até das pequenas propriedades, para que paguem um imposto permanente e caro através das contas de energia elétrica.

Se somarmos a estes pesados impostos a nova onda de medidas que impõem novos impostos, uma nova redução dramática de salários, uma redução de pensões de mais de 50%, com a demissão de 30 mil trabalhadores do setor público e com a perspectiva imediata de que esse número alcance 200 mil, etc, as famílias da classe trabalhadora e das classes populares serão levadas à indigência e bancarrota massiva.

A PAME, os sindicatos com orientação classista e com uma intervenção organizada estão coletando, dos trabalhadores, os boletos para pagamento dos novos impostos para, massivamente, proclamar que eles não vão pagar, apesar da intimidação do governo através de prisões, ao mesmo tempo em que para o grande capital serão dadas exceções fiscais escandalosas e que novos privilégios serão concedidos.

Agora, o único caminho é a rejeição em massa e organizada. A PAME chama para novas atividades contra os pesados impostos, chegando ao clímax com a greve no setor público e nas antigas companhias estatais, no dia 05 de Outubro, e a uma greve geral, em escala nacional, no dia 19 de Outubro.

Nenhum passo atrás!

Deve ser considerado que uma grande delegação do CC do KKE estava presente na manifestação, encabeçada pela Secretária Geral do KKE, Aleka Papariga, que declarou o seguinte: “Nenhum passo atrás. A grande maioria do povo deve fazer o que está pensando fazer: não pagar os pesados impostos, rechaçar ser empurrado contra a parede. Esta confrontação não começa agora, ela já existe e vai continuar no próximo período”.

Além do mais, na manifestação da PAME foi aprovada uma resolução de solidariedade com o povo Palestino e com a exigência de que a Palestina volte a ser um estado integrante da ONU, reconhecendo, como suas fronteiras, as de 1967 e com Jerusalém Oriental como sua capital.

Traduzido por Mariângela Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário