segunda-feira, 24 de outubro de 2011

IMORAL!!!

Pátio Norte desrespeita os campistas rebocando sem indicar a localização do veículo

Em Campos o cidadão tem que procurar seu veículo rebocado em vários pátios

Há coisas que apesar de serem legais, se tornam imorais, ferem o bom senso e desrespeitam acintosamente o cidadão quando visam o lucro acima de tudo. O choque de ordem que vem sendo praticado no trânsito de Campos, com a ampla utilização de reboque, através da concessionária Pátio Norte, tem ultrapassado o limite do que pode ser considerado normal ou, ao menos, aceitável, quando se trata de reprimir condutas inadequadas ou proibidas no trânsito. É óbvio que o estacionamento em locais considerados ilegais e as demais práticas que não condizem com a legislação de trânsito devem ser coibidos. Mas chega às raias do absurdo quando acontecem episódios como o ocorrido no último feriado do dia 12 de outubro, Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida. Nesta data, especificamente às 11h24, o veículo do jornalista Giannino Sossai, colaborador da Somos, foi rebocado pela empresa Pátio Norte no centro da cidade, na Rua 21 de Abril, em um momento em que a cidade, por conta do feriado, estava praticamente deserta e não havia movimento significativo de trânsito.

Enquanto o povo reza, a Pátio Norte Fatura

O proprietário do automóvel ao voltar para o local onde havia estacionado seu veículo para assistir à missa na Catedral não o encontrou, assim como também não encontrou nenhuma informação que pudesse indicar onde estaria o seu carro, sendo obrigado a percorrer uma verdadeira via crucis entre a delegacia, por achar que teria sido roubado, e os três pátios da empresa rebocadora. Aqui, levanta-se uma questão: A atitude da Pátio Norte, suprimindo o veículo sem deixar nenhuma indicação da medida e não prestando nenhum respeito ao cidadão, foi correta? Essa é uma questão que poderá ser discutida em uma futura Ação Civil Pública movida pelos usuários que passaram por essa constrangedora situação.

Armadilha legal

Em cidades onde se respeita o cidadão, as empresas colocam avisos

O proprietário do veículo, obviamente, havia praticado uma ação ilegal, estacionando em local proibido pela legislação, apesar de deserto, e por isso seu automóvel estava sujeito a reboque. No entanto, quanto vale o transtorno psicológico e moral causado ao motorista pela empresa por esta não ter informado de nenhuma forma onde estaria o seu veículo? Episódios como este são recorrentes em toda a cidade, mas, principalmente, ali.

Já há algum tempo, a prática tem mostrado fortes indícios de que a empresa rebocadora dá preferência a períodos como feriados e finais de semana, quando os estacionamentos em locais centrais, como naquele caso, obviamente, estão fechados para, então, rebocar veículos e aumentar a fatura do seu caixa particular, com o agravante de ter à sua disposição a Guarda Municipal paga com os impostos dos próprios cidadãos. Por outro lado, nos dias mais agitados dos finais de semana, sexta e sábado, naquela “muvuca” formada nas imediações de uma boate na Pelinca, a farra dos táxis e carros de som altíssimo estacionados em fila dupla e tripla na porta dos estabelecimentos não sofre nenhum tipo de fiscalização ou coerção. Estranhamente, naquele trecho, os carros da Guarda Municipal passam pelo local como se tudo fosse muito normal. Certamente, coibir motoristas bêbados e taxistas deve ser muito mais trabalhoso do que rebocar os carros de pacatos cidadãos que assistem à missa de domingo.

Mais diárias em caixa

E é nos dias mais pacatos que estes episódios de reboque no Centro são majoritariamente realizados. Por uma daquelas estranhas “coincidências”, em fins de semana e feriados não há como retirar os veículos dos pátios da empresa, pois nem os bancos, muito menos o setor burocrático da Pátio Norte funcionam, o que obriga o cidadão a pagar mais diárias. Muitos paroquianos já passaram pelo mesmo dissabor e desconforto de terem seus carros rebocados ao assistir às missas na Catedral. Principalmente às missas de domingo, quando os fiéis estacionam seus veículos perto da Igreja, por não haver estacionamentos abertos.

A lei a serviço da indústria do reboque

Nessas e em outras histórias da Pátio Norte, o que o cidadão de Campos tem encontrado são práticas que ao invés de servirem à legalidade, estão sendo utilizadas para turbinar os negócios de uma verdadeira indústria do reboque.

Essa é uma situação em que cabe uma Ação Popular, solicitando que os proprietários da empresa de reboque coloquem, como acontece em outras cidades, cavaletes ou placas na calçada do local informando que os veículos foram rebocados e o seu destino. Deixar que o cidadão, angustiado com o sumiço do seu veículo, tenha que ter despesas e descobrir, sozinho, onde ele está parece ser uma prática abusiva, pois será justo deixar que o cidadão visite pátios e mais pátios em busca da sua propriedade suprimida?

O que se vê em Campos, quando se fala de reboques de veículos, é que o cidadão é triplamente punido. Por duas vezes, dentro da legislação, o que não há como questionar: com a multa e com o reboque. Mas a terceira vez, com dano moral, sendo alvo da incerteza, da dúvida, e tendo o trabalho físico e a despesa material para localizar o seu veículo. É essa terceira punição que aos olhos do público é ilegal e injusta, e, certamente, também deverá ser aos olhos da Justiça.

Quando se trata de cumprir a lei, não pode haver contradições. Não parece justo aos olhos da população que uma propriedade particular seja levada sem ao menos a informação de onde poderá ser encontrada.

Legal, mas imoral

A questão não é o reboque em si. O reboque, quando acontece por estacionamento ilegal, é correto. A questão é a forma como o reboque acontece e a forma e os motivos por que muitos estão sendo são feitos. Quem vai repor a despesa financeira do cidadão com táxi procurando seu veículo? Quem vai repor seu tempo perdido, que poderia ser utilizado em companhia da família ou, até mesmo, em momentos profissionais? Quem vai repor ao cidadão o transtorno psicológico, o susto que, dependendo do caso, pode até mesmo causar um infarto? Quem vai repor os gastos públicos com denúncias em delegacias de polícia de crimes que não ocorreram? Por que os carros são, em sua maioria, rebocados em feriados e finais de semana? Será que é por que, nestes dias, o cidadão, obviamente, tem tempo livre – folga do trabalho semanal – para dar um passeio e, consequentemente, deixar o carro estacionado

Em São Paulo, avisar ao cidadão é praxe - basta ligar para saber a localização do veículo

por mais tempo próximo a uma praça? É preciso que as autoridades tomem providências para que seja normatizada a prática do reboque em Campos. O que o cidadão de Campos vem percebendo são histórias parecidas com a do caubói que, no deserto, é sobrevoado pelas aves de rapina que aguardam apenas o caubói morrer de sede para se fartarem com a sua carniça.

Em São Paulo, a CET deixa no local da remoção um cavalete informando o ocorrido. Neste cavalete consta o número do telefone 1188 para obter maiores informações ou, ainda, no site da companhia

Nenhum comentário:

Postar um comentário