domingo, 8 de janeiro de 2012

Quirguistão anuncia que fechará a base aérea que os Estados Unidos têm na capital do país

imagemCrédito: PCB


Almazbek Atambáiev, recém-eleito Presidente

Caracas, 4 jan. 2012, Tribuna Popular TP.- A base aérea de propriedade do exército norte-americano no aeroporto de Manas, em Frunze (atual Bishkek), está com as horas contadas. O recém-eleito presidente do país, Almazbek Atambáiev, assegurou em sua primeira coletiva de imprensa que a base ianque “é perigosa” e que será fechada em 2014 (ano em que termina a vigência do acordo).

A base se encontra a, aproximadamente, 300 quilômetros do Afeganistão e alberga uns 1500 efetivos. Serve, sobretudo, como apoio logístico à aviação norte-americana que opera no Afeganistão. Seu funcionamento teve início em 2001, quando o corrupto governo de Akayev assinou o acordo com os EUA.

No que diz respeito à firmeza deste novo governo, esta notícia supõe um grande avanço pela paz entre as nações e um duro revés para o imperialismo norte-americano.

A base de Manas foi criada próxima a Bishkek, capital de Quirguistão, em 2001, como consequência aos ataques do 11/9 nos Estados Unidos, para apoiar as operações militares contra os talibãs no Afeganistão. Esta instalação foi a chave do Pentágono para as operações de abastecimento e campanha militar que se desenvolveram desde a invasão.

Em 1926, o Quirguistão se converteu na República Autônoma do Quirguistão. Em 15 de dezembro de 1936, se estabeleceu enquanto República Socialista Soviética do Quirguistão e, em 1991, depois da dissolução da União Soviética, passou a ser chamado de república do Quirguistão.

Tradução: Maria Fernanda M. Scelza (PCB)

http://www.pcv-venezuela.org/index.php?option=com_content&view=article&id=583

Nenhum comentário:

Postar um comentário