segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

CAMPOS DOS GOYTACAZES E SUAS CONTRADIÇÕES


Dados oficiais dão conta de que Campos dos Goytacazes é uma das cidades que mais contribuem com o crescimento do PIB industrial do Brasil. A pesquisa que foi divulgada pelo IBGE mostra que por conta da crise financeira mundial, em 2009, o PIB de Campos representou 0,6% do PIB nacional, contra 1% do PIB do país, em 2008.

Apesar do volume de dinheiro que Campos recebe com os royalties do petróleo, não apareceu sequer, entre as 100 no ranking de cidades citadas por um levantamento de dados feito pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), que comparou informações sobre educação, saúde, renda e emprego (geração e salários médios de empregos formais) de todos os municípios do país.

A população campista conhece a realidade local e o resultado da pesquisa serve mais para comprovar o descaso da gestão municipal com setores prioritários, a despeito dos milhões gastos com propaganda do governo Rosinha. Educação, Saúde,renda e emprego foram os setores que forneceram dados para a pesquisa e, são estes que sofrem mais ataques trazendo prejuízo aos direitos do cidadão campista.

Durante o verão a prefeitura de Campos - em todos os governos - praticamente se transporta para a única praia campista, Farol de São Thomé. Atentem que é só no verão. O restante do ano a população (25 mil habitantes) fica abandonada e entregue a própria sorte. Entretanto, é durante a estação de veraneio, que concentra cerca de 200 mil pessoas nos finais de semana o alvo para as propagandas do governo municipal.

Nos mega shows - e em quaisquer eventos - o nome da Prefeita Rosinha é citado repetidamente. Além disso, as propagandas do governo são transmitidas em telões. É clara a intenção de fazer "lavagem cerebral" no público presente. É mostrada uma realidade bem distante da que convivemos. No telão tudo é lindo e maravilhoso. Uma máscara para as contradições existentes.

A Educação, a Saúde, transportes, emprego, etc, são apresentados como se fossem os melhores do país e, ao contrário, estão aquém de quaisquer expectativas. Além da constação diária sobre a realidade local, várias pesquisas comprovam isso.

Campos é o segundo pior dentre os municípios brasileiros em Educação. Creches e escolas funcionando em casas alugadas em péssimas condições de funcionamento, algumas quase caindo. Faltam professores. Diretores indicados por vereadores,etc.

Faltam médicos, não há PSF, faltam medicamentos para a população. Transporte público subsidiado pela prefeitura que não atende as necessidades da população. Faltam empregos. Terceirização e precarização de trabalhadores. Obras em "operação tartaruga".

Daí, a necessidade de propaganda ostensiva de um governo que não respeita a população campista o que deveria ser proibido, principalmente em ano eleitoral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário